“Somos imagem da Trindade”, diz Dom Gil na celebração da Santíssima Trindade

DSCN1550-scaledNa manhã do último domingo (7), a Catedral Metropolitana recebeu o Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, para a Festa da Solenidade da Santíssima Trindade e quarto dia da Novena que prepara a Festa de Santo Antônio. Em mais uma Eucaristia de portas fechadas, a celebração foi transmitida pela Web TV A Voz Católica e pela Rádio Catedral de Juiz de Fora e o Arcebispo lembrou a todos que, a cada missa, as casas dos fiéis se tornam uma verdadeira igreja, um santuário.

A Missa foi concelebrada pelo administrador paroquial da Catedral, Padre José de Anchieta Moura Lima, pelo Vigário Geral da Arquidiocese e da Catedral, Monsenhor Luiz Carlos de Paula e pelos Padres Antônio Pereira Gaio, Danilo Celso de Castro e Luiz Carlos Vitório. Os diáconos permanentes Antônio Valentino da Silva Neto e Waldeci Rodrigues da Silva auxiliaram na celebração.

Na homilia, Dom Gil explicou que tal festa recorda a verdade sobre Deus. “Deus é uno, mas não é só. É três, mas não é dividido. Se Deus é amor, só poderia mesmo ser comunidade, assim nós adoramos a Trindade Santíssima e veneramos o amor que nela existe.”

Além disso, destacou que “somos imagem da Trindade”, todos são templos da Trindade através do Batismo. “Ele (Jesus) manda os apóstolos ensinarem a verdade e batizar a todos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Batizar a todos é a missão. E todos que aceitam a verdade, se tornam filhos de Deus.”

Explicou ainda, que toda a ação de Deus contém a presença das três pessoas e que essa solenidade deve ganhar atenção especial desta Igreja Particular, por conta do II Sínodo Arquidiocesano. “A Festa da Santissima Trindade tem uma ligação íntima e profunda com o movimento sinodal porque a Trindade é a celebração da unidade perfeita, Jesus deseja a unidade para sua Igreja. Aqui na Igreja particular de Juiz de Fora, nós estamos juntos aprendendo a viver unidos com Jesus nos ensinou e pediu.”

Logo após este momento, foram rezadas as orações relativas ao quarto dia da Novena de Santo Antônio que está sendo realizada na Catedral. Assim também, no final da celebração, ocorreu a tradicional benção dos pãezinhos.

Durante a Missa, Dom Gil convidou a todos para as celebrações desta semana: para a festa do Santíssimo Sacramento da Eucaristia, nesta quinta-feira (11), em que haverá Missa na Paróquia Bom Pastor, às 14h30, seguida de procissão e, no dia 13 de junho, para celebrar dia do padroeiro da cidade, Santo Antônio.

Fonte: site da Arquidiocese Juiz de Fora

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video