Ascensão do Senhor: Jesus permanece no meio de nós e a missão da Igreja é comunicar o seu Evangelho

AscensãoNa manhã do último domingo, 24 de maio, Solenidade da Ascensão do Senhor, o Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, presidiu a Santa Missa na Catedral de Juiz de Fora.

A Eucaristia, que lembrou ainda o 54º Dia Mundial das Comunicações Sociais, foi concelebrada pelos Padres da Catedral, auxiliada por dois diáconos e contou com a participação de alguns comunicadores da Arquidiocese, convidados por Dom Gil, que representaram os profissionais e voluntários das Pastorais da Comunicação (Pascom) de toda a Igreja Particular de Juiz de Fora.

A celebração foi transmitida, ao vivo, pela Rádio Catedral, Web TV A Voz Católica e redes sociais da Catedral e marcou também o início da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2020.

Dom Gil iniciou a Missa lembrando a canção “Não fiqueis tristes, eu vou partir, mas voltarei”. No Evangelho do dia Jesus disse: “Portanto, ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei! Eis que eu estarei convosco todos os dias, até ao fim do mundo”. (Mt 28, 19-20).

E Jesus cumpre essa promessa estando no meio de nós. “Este é um momento importantíssimo do Tempo Pascal e de toda a vida da Igreja. Jesus sobe, mas não se distancia, ele vai para o alto e permanece conosco. A gente celebra essa presença de Jesus Cristo, que nós encontramos de maneira tão expendida na Eucaristia, mas também de tantas outras maneiras de presença. Ele também está na igreja, está conosco”, explicou o pastor.

A Solenidade da Ascensão do Senhor marca também a celebração do Dia Mundial das Comunicações Sociais. De acordo com Dom Gil, é também pela comunicação que a Igreja continua anunciando o Evangelho. “Por isso é dia das comunicações sociais, porque o Evangelho tem que continuar sendo comunicado. Jesus foi um comunicador do Pai para nós. Então, nós somos comunicadores, em nome dele, da sua mensagem. Por isso é importante a gente encontrar esse link do dia da comunicação com a mensagem de Jesus Cristo na Igreja.”

Dom Gil, que é o bispo referencial da Comissão para a Comunicação e Cultura do Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), destacou o trabalho importante e imprescindível, realizado pelos agentes das Pastorais da Comunicação, principalmente nesse momento de pandemia.

“Eu estou dizendo que este é o momento da Pastoral da Comunicação, Deus está suscitando, cada vez suscita uma pastoral. Essa pastoral tem seu lugar muito importante. Aquilo que não era feito antes da pandemia, está sendo feito agora de maneira extraordinária. Quero agradecer os pasconeiros, os profissionais da comunicação, não só na Igreja Particular de Juiz de Fora, mas de todas as igrejas, do nosso Regional Leste 2, de todo o Brasil. (Seu trabalho) é de levar o que acontece nas igrejas, já que o povo não pode ir às igrejas. Deus está te pedindo isso nessa hora”, afirmou o Arcebispo.

A mensagem do Papa Francisco para o 54º Dia Mundial das Comunicações Sociais 2020 é sobre a narração, contar histórias. Em 24 de janeiro, memória de São Francisco de Sales, – padroeiro dos jornalistas e escritores -, o Santo Padre apresentou a mensagem com o título: “Para que possas contar e fixar na memória (Ex 10, 2). A vida faz-se história”. Clique aqui e leia a mensagem.

Clique aqui e confira mais fotos da Missa da Ascensão do Senhor.

Fonte: Site da Rádio Catedral de JF

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video