Nota do Regional Leste 2 em tempos de pandemia

nota cnbbleste2No início do mês, o Conselho Episcopal de Pastoral do Leste 2 se reuniu para tomar algumas decisões acerca da situação das (Arqui)Dioceses neste cenário atual de pandemia do novo coronavírus.

Na semana passada foi divulgada a nota oficial do posicionamento a ser tomado por todas as Igrejas particulares deste Regional. Confira abaixo:


AOS IRMÃOS (ARCE)BISPOS DO REGIONAL LESTE 2 
IGREJA EM TEMPOS DE PANDEMIA


Coragem! Não tenhais medo! (Mt 14,27)

Caríssimos irmãos, em espírito de comunhão, agradeçamos e confiemo-nos ao Senhor, Bom e Belo Pastor, que nos chamou e nos concede a graça de exercer nosso ministério episcopal neste tempo marcado por tantos desafios.

Desejosos de continuar a missão que nos foi confiada, os membros do Conselho Episcopal de Pastoral do Leste 2 reunimo-nos por videoconferência, no dia 02 de maio, para refletir sobre a situação de nossas Igrejas Particulares neste tempo da pandemia (COVID 19), provocada pelo Coronavírus, e assumir conjuntamente atitudes pastorais em vista da promoção da vida, evangelização e cuidado com o Povo de Deus que nos foi confiado.

Na reunião, pensamos e propomos quatro pontos comuns como forma de enfrentamento da pandemia em nível de Leste 2, tanto quanto isso for possível:

1. Não tomar a decisão de voltar à vida litúrgica presencial e comunitária nas dioceses, em âmbito global, sem que isso seja antes tratado em comunhão com o Regional (a qualquer momento podemos propor e realizar uma videoconferência para tratar desta questão). O distanciamento social precisa ser uma bandeira que levantamos como Regional. Mesmo que as Prefeituras emitam decretos de permissão da atividade religiosa, poderíamos ser responsabilizados por uma segunda onda de contaminação e obrigados, além disso, a suspender novamente as atividades.

2. Favorecer que o atendimento pastoral dos fiéis pelo clero seja retomado gradativamente, com as devidas precauções e exigências, mesmo em caráter menos intensivo, com agendamento se necessário.

3. Partilhar as experiências positivas de gestão solidária dos recursos das mitras bem como encaminhamentos legais e bem-sucedidos de contratos/acordos de trabalho especiais neste tempo de pandemia.

4. Dedicar especial atenção aos seminaristas e formadores que estejam em isolamento social, utilizando as plataformas digitais ou outras mídias possíveis para a manutenção do cronograma acadêmico, incluindo aí também atividades orantes, partilhas e acompanhamentos diversos (espiritual e psicológico).

Levando-se em conta a gama de situações, problemas e questionamentos que a pandemia nos impõe, a diversidade de nosso Regional e as respostas dadas localmente a cada demanda, pensamos em realizar videoconferências temáticas sobre assuntos diversos, de modo que cada bispo participe, caso deseje, daquelas de seu interesse, por exemplo: economia e gestão de recursos, formação dos seminaristas, uso das mídias, legislação trabalhista em tempo de pandemia, etc. Estamos também pensando numa reunião virtual com todos os bispos do Regional para o mês de junho. Faremos comunicação em breve acerca de uma data.

No mais, queremos expressar e fomentar nossa comunhão como Regional neste tempo difícil e desafiador que nos obrigará, certamente, a repensar paradigmas e modelos pastorais e eclesiais.

Pedimos a Virgem Maria, Mãe da Piedade e da Penha, que nos ajude a cuidar com discernimento e coragem do rebanho confiado a nossa solicitude pastoral.

Presidência e Conselho Episcopal de Pastoral do Regional Leste 2, em 02 de maio de 2020.


Dom José Carlos de Souza Campos
Presidente

Dom Paulo Bosi Dal’Bó
Vice-presidente

Dom Geovane Luís da Silva
Secretário

Conselho Episcopal de Pastoral do Regional Leste 2


Fonte: Site do Regional Leste 2

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video