Cerimônias da Sexta-feira Santa lembram Paixão e Morte de Cristo

sexta-feira siteNa última Sexta-feira Santa, 10 de abril, a Catedral Metropolitana de Juiz de Fora sediou duas cerimônias: o Sermão das Sete Palavras e a Solene Ação Litúrgica das 15h, horário em que Cristo morreu crucificado.

Ambas as celebrações foram conduzidas pelo arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, contaram com a presença dos padres da Catedral e de poucos membros do Coral Benedictus.

O Sermão das Sete Palavras foi uma novidade este ano, porque a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) impediu que eventos com a presença de fiéis fossem realizados.

A Ação Litúrgica começou com a prostração dos religiosos diante do altar, momento em que se deitaram no chão, de bruços, lembrando a hora exata da morte do Senhor. Logo após, houve Liturgia da Palavra, Oração Universal e Adoração à Santa Cruz, seguida da Comunhão Eucarística. Neste ano, devido à pandemia de coronavírus a celebração não teve a participação de fiéis e também não aconteceu o tradicional “beijo na Cruz”.

Em entrevista, Dom Gil falou sobre a importância da Sexta-feira da Paixão. “É dia muito santo, de respeito, silêncio, meditação, jejum e abstinência. Nós fazemos isso por causa do Senhor, que deu a vida por nós, morreu na cruz para nos salvar. Todos os cristãos neste dia se inclinam reverentes diante da cruz de Cristo, na qual Ele nos salvou”.

sexta-feira site 2O arcebispo também fez um paralelo entre a Sexta-feira Santa, a Vigília Pascal e o Domingo de Páscoa. “Nós veneramos o Senhor que deu a vida por nós, o Cordeiro de Deus que derramou o Seu sangue no altar da Cruz para lavar os nossos pecados, mas estamos com a expectativa do Sábado e do Domingo, quando Ele ressuscitará. A Sexta-feira é um dia de recolhimento e o dia da Páscoa, é de exultação, Ele venceu a morte!”

Dom Gil concluiu sua fala dando uma bênção e pedindo que o “Senhor derrame seu sangue e interceda ao Pai para que possamos sair desse tempo de perigo do coronavírus”.

Acesse nosso Facebook e confira as fotos do Sermão das Sete Palavras e da Solene Ação Litúrgica.

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video