Última Ceia, Crucificação de Jesus e Vigília marcam Tríduo Pascal, auge da Semana Santa

Tríduo-Pascal-1O Tríduo Pascal, que começa na noite de quinta-feira (9), é o ponto alto da Semana Santa. Na Missa deste dia faz-se memória da Última Ceia de Jesus com os seus discípulos, durante a qual se revive a Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio Ministerial. Na celebração ocorre ainda a cerimônia do Lava-Pés, gesto que não será realizado em 2020 por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Ao final, acontece a chamada Procissão do Translado do Santíssimo Sacramento do altar-mor da igreja para uma capela, o que também não acontecerá este ano. A orientação do Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, é que o Santíssimo seja conservado no Sacrário. Outra mudança na Quinta-feira Santa é a não realização da tradicional Missa dos Santos Óleos, que acontece tradicionalmente pela manhã, na Catedral Metropolitana, e reúne todos os padres da Arquidiocese. A celebração, na qual os presbíteros renovam seu compromisso como sacerdotes, será realizada em outra data, ainda a ser marcada.

A Sexta-Feira Santa, celebrada neste ano no dia 10 de abril, recorda a Paixão e Morte de Cristo. Para os católicos, este dia é marcado pelo silêncio, pelo jejum e pela oração, mas não há missas. Às 15h, é celebrada a principal cerimônia do dia, uma ação litúrgica constituída de quatro partes: leitura da Paixão, Oração Universal, Adoração da Santa Cruz e distribuição da Comunhão Eucarística. Este ano deverá ser omitido o tradicional “beijo na Cruz” e incluída, nas orações, a pedido do Papa Francisco, uma prece pelos que padecem a pandemia da Covid-19. À noite, as tradicionais encenações não acontecerão, dando lugar ao Sermão do Descendimento e à Procissão do Enterro.

O Sábado Santo, por sua vez, tem como principal celebração a Vigília Pascal. Com essa cerimônia, a Igreja mantém-se à espera da Ressurreição de Cristo. Neste dia, a Missa é iniciada com a bênção do “Fogo Novo”, com o qual é aceso o Círio Pascal. Na liturgia, Cristo é a luz que veio limpar o mundo do pecado, da desesperança e do ódio. Há ainda a Proclamação da Páscoa, a Renovação das Promessas Batismais e, por fim, a Eucaristia.

A indicação do Arcebispo de Juiz de Fora é que, durante o Tríduo Pascal, o tecido roxo que orna a cruz ou crucifixo nas casas seja substituído pelo vermelho, que permanecerá até antes da Vigília Pascal, quando deverá dar lugar a um pano branco.

Confira a programação de transmissões de quinta-feira (9) a sábado (11) na Catedral Metropolitana:

Dia 9 de abril – Quinta-feira Santa
19h30 – Missa da Ceia do Senhor presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira

Dia 10 de abril – Sexta-feira da Paixão
13h30 – Sermão das Sete Palavras, feito pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira
15h – Ação Litúrgica presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira

Dia 11 de abril – Sábado Santo
19h – Vigília Pascal presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira

*Transmissões:
Facebook: A Voz Católica
YouTube: A Voz Católica
Rádio Catedral 102,3 FM

Fonte: site da Arquidiocese Juiz de Fora

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video