Confira a programação para o feriado

pao01No feriado de 13 de junho, a Catedral abre as suas portas bem cedo. A primeira missa será às 6h, seguindo a cada duas horas (8h, 10h, 12h, 14h, 16h, 18h e 20h). A celebração solene será às 10h, presidida pelo arcebispo metropolitano, dom Gil Antônio Moreira.

 

Em todas as missas do dia haverá a distribuição do “pãozinho de Santo Antônio”. A expectativa é de distribuir cerca de 35 mil unidades. Para isso, a Catedral montou um esquema especial. Na véspera do feriado e no dia do padroeiro, uma equipe de voluntários vai receber todos os pães (doados pelos fiéis e pelas padarias) e ensacá-los para que possam ser abençoados e distribuídos.

 

A auxiliar de serviços gerais, Isabel Cristina Lourenço Silva, 36 anos, fez questão de pegar o seu pãozinho todos os anos. “Minha avó me ensinou a colocar o pãozinho dentro da lata de arroz para não faltar comida na minha casa”.

 

O voluntário Luiz Roberto Pereira ajuda todos os anos na doação dos pães. “Faço este trabalho por amor a Deus. Vejo isso como uma partilha, uma ajuda a quem precisa”, afirma o coordenador, Luiz Roberto Pereira.

 

História do Pãozinho de Santo Antônio
A distribuição do pão de Santo Antônio está ligada aos possíveis milagres que ele teria realizado. O mais conhecido narra que, certa vez, comovido com a situação dos pobres, Santo Antônio distribuiu o pão do convento entre os necessitados. Na hora da refeição, o frade padeiro constatou a falta do alimento e ficou desesperado por não ter nada para alimentar os confrades. Ele então se dirigiu a Antônio para questioná-lo.

 

Como se nada tivesse acontecido, Antônio pediu que ele verificasse mais atentamente o cesto onde se colocavam os pães. Pouco depois, voltou o frade com a notícia de que o cesto estava trans-bordando de tanto pão. Daquele alimento foram saciados os frades e todos os mendigos que pedi-ram esmolas. A partir daí, o pão tornou-se símbolo da fartura e também gesto de partilha e doação com os mais necessitados.

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video