Caminho ao Diaconato

IMG 0546No próximo sábado, dia 10 de agosto, às 15 horas, na Catedral Metropolitana, 25 candidatos ao diaconato permanente vão receber os ministérios de acólito e leitor. A missa será presidida por Dom Gil Antônio Moreira, no dia de São Lourenço, padroeiro dos diáconos.

De acordo com o presidente da Comissão Arquidiocesana dos Diáconos (CAD), Diácono Ruy Figueiredo Neves, a missa acontece após um longo processo de preparação. “O ministério diaconal é voltado à palavra, liturgia e caridade. Os candidatos irão receber das mãos do bispo a palavra de Deus para que sejam anunciadores da palavra. Além deste ministério, no mesmo dia irão receber o ministério de acólito, quando se disporão a servir tornando-se ministros extraordinários da comunhão. ”

Após esta etapa os candidatos são levados aos estudos e avaliações que antecedem o diaconato permanente, como explica o Diácono Ruy. “O processo não é concluído com estes ministérios. Após esta etapa os candidatos vão ser novamente avaliados para saber se vão receber a ordenação diaconal. ”

A escolha dos candidatos ao diaconato permanente é sugerida pela igreja. “Desde o Concílio Vaticano II foi reaberta a ordenação diaconal para homens casados, ou solteiros, desde que estes façam votos de celibato. Primeiro a Igreja indica, através do padre e da comunidade paroquial, os possíveis candidatos. Os nomes vão para o Conselho Arquidiocesano de Diáconos, que é presidido pelo Arcebispo, onde acontece uma análise e avaliação dos nomes. Após a escolha eles se voltam a um estudo bíblico, teológico e pastoral”, conta o presidente do CAD.

Fonte: site da Arquidiocese JF com colaboração de Elias Arruda

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video