Missa dos Comunicadores é celebrada na Catedral

comunicadoresNo último domingo, 2 de junho, a Igreja celebrou a solenidade da Ascenção do Senhor. Nesta mesma data, também foi celebrado o Dia Mundial das Comunicações Sociais. Por conta disso, uma missa especial foi realizada na Catedral Metropolitana de Juiz de Fora, às 10h, com a participação de jornalistas, assessores e agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom) de diversas comunidades da Arquidiocese. A celebração foi presidida pelo vigário episcopal para a Educação, Comunicação e Cultura, Padre Antônio Camilo de Paiva, e contou com a presença do Coral Arquidiocesano Benedictus.

Logo no início da missa, o sacerdote justificou a ausência do arcebispo Dom Gil Antônio Moreira, que não pôde estar presente devido a uma forte gripe. Em entrevista, Padre Camilo ressaltou a importância da comunicação na Igreja. “O Concílio Vaticano II criou o Dia Mundial das Comunicações para celebrar o trabalho de tantos profissionais nos diversos meios. Quando a Igreja se reúne na Festa da Ascenção do Senhor para celebrar a comunicação, ela está aceitando de Cristo a responsabilidade de comunicar a Verdade”.

Este ano, o tema escolhido pelo Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações foi “’Somos membros uns dos outros’ (Ef 4, 25): das comunidades de redes sociais à comunidade humana”. O vigário episcopal refletiu sobre a escolha do Santo Padre. “A primeira ideia é mostrar a Verdade. Mostrar os perigos, os remansos que a internet tem. Mas, ao mesmo tempo, também nos mostra a beleza do mundo digital e o que ele pode fazer para unir as pessoas. Entretanto, o termo ‘social’ foi criado para nos lembrar que nenhum meio de comunicação supera o contato humano. A internet deve ser usada para aproximar as pessoas, não para criar um ‘eremitério digital’. O que o Papa quer nos dizer é que os meios de comunicação servem para ampliar a nossa voz, mas nunca substituir o abraço, o olhar, o calor, o perfume de uma pessoa para com a outra”.

Ao final da celebração, Padre Camilo convidou todos os comunicadores presentes a se reunirem no altar para uma bênção especial e uma foto. Em seguida, foi entregue a cada um uma singela lembrança, com um bombom e um livreto com a mensagem do Papa Francisco para o 53º Dia Mundial das Comunicações.

*Fonte: site da Arquidiocese JF

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video