Centenas de fiéis celebram dia de Nossa Senhora de Fátima na Catedral

n sra fatimaNo início da tarde desta segunda-feira, 13 de maio, o arcebispo metropolitano, dom Gil Antônio Moreira presidiu missa especial no altar lateral da Catedral Metropolitana, onde está exposta a imagem de Nossa Senhora de Fátima. Na ocasião, foi comemorado o primeiro aniversário do Terço das Mulheres nesta igreja.

A Santa Missa foi concelebrada pelo vigário geral da Arquidiocese e pároco da Catedral, monsenhor Luiz Carlos de Paula e pelo padre Leonardo José de Souza Pinheiro. Também contou a participação do diácono permanente, Waldeci Rodrigues da Silva.

Em entrevista, Dom Gil destacou que hoje celebra-se Nossa Senhora de Fátima por ter acontecido no dia 13 de maio de 1917 a primeira das seis aparições de Nossa Senhora aos pastorinhos daquela região. “Essas aparições foram estudadas pela Igreja com muita atenção e dedicação e foram confirmadas e aprovadas, por isso se tornou este o dia de Nossa Senhora de Fátima”.

Dom Gil explicou que é tradição celebrar Nossa Senhora de Fátima na Catedral, mas neste ano houve uma distinção. “Há na Catedral um altar de Nossa Senhora de Fátima doado pela Colônia Portuguesa em 1958, depois de 50 anos das aparições, por isso a gente quer esse ano valorizar este altar recordando aqueles nossos antepassados portugueses que fizeram esta oferta devocional à nossa Catedral. Mas também lembrar que a maior parte da população juiz-forana é descendente de portugueses. ”

O arcebispo falou também sobre o aniversário de um ano do Terço das Mulheres, que surgiu a partir da boa experiência do Terço dos Homens. “Neste dia de Nossa Senhora de Fátima queremos elevar a Deus ação de graças e pedir a bênção para essas mulheres que se reúnem para rezar o rosário da Virgem Maria”, conclui.

De acordo com a coordenadora do Terço das Mulheres, Deuziana Rocha, há pouco mais de um ano, Dom Gil pediu a criação do Terço das Mulheres na Catedral e na Arquidiocese como um todo. "No início tínhamos apenas 3 ou 4 mulheres, hoje são mais de 40 mulheres que participam todas as terças-feiras depois da missa das 19h. Em suas aparições Nossa Senhora sempre pede para que rezemos o Terço e os homens atenderam o seu pedido, mas há um ano na Catedral as mulheres também estão cumprindo o pedido de Nossa Senhora", completa.

Acesse nosso Facebook e confira as fotos.

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video