Quarta-feira de Cinzas dá início a Quaresma e a Campanha da Fraternidade 2019

cinzasA Catedral Metropolitana esteve lotada de fiéis na noite do dia 06, quarta-feira, para a celebração de cinzas, que marca o início do período da Quaresma e abre a Campanha da Fraternidade no Brasil. O tradicional gesto da Quarta-feira de Cinzas foi repetido na última Santa Missa do dia na Catedral de Juiz de Fora, presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira.

A missa foi concelebrada pelo vigário geral da Arquidiocese e pároco da Catedral, Monsenhor Luiz Carlos de Paula, e contou com o auxílio do diácono Waldeci Rodrigues da Silva. Além dos presentes, a celebração pode ser acompanhada pelos internautas da arquidiocese e de todo o Brasil através da transmissão, ao vivo, pela Web TV A voz Católica, nas suas diversas redes sociais.

Durante a homilia, Dom Gil explicou que as cinzas impostas purificam nossas faltas e que tem o objetivo de fazer pensar “na efemeridade de nossa vida, em nossa fragilidade”. Além disso, explicou sobre a quaresma, 40 dias de caminhada com o Cristo e pediu a todos para que pratiquem: oração, jejum, conversão e caridade.

Reforçou ainda “Quando jejuarmos, jejuamos com Cristo, quando fizermos penitência associemos a penitência do Cristo, a penitência da cruz, porque ele sofreu por nós o que nós sofremos não podemos sofrer por ele. Quando nós fazemos penitência algum sacrifício ao nosso corpo a nossa alma, nós estamos buscando participar do seu sofrimento”, pois é pela misericórdia de Deus que temos a salvação.

Monsenhor Luiz Carlos, em entrevista pontuou a importância desse tempo “um tempo especial, preparação para a Páscoa do Senhor, que nós possamos viver esse momento intensificando nossa espiritualidade. Lembrando que o senhor que nos ama, nos chama a vivermos que coração sincero esse tempo penitencial da quaresma. ”

Dom Gil ainda destacou que não é um tempo de tristeza, mas também não é um tempo de alegria, é um tempo de recolhimento, como se fosse um grande retiro espiritual. Além disso, falou do início da Campanha da fraternidade: “A Caridade é algo que deve ser praticado com mais intensidade também nesse tempo da Quaresma. Para isso existe também a Campanha da Fraternidade no Brasil, que nos ajuda a colaborar para que aja a cultura da fraternidade no Brasil. O tema desse ano é “Fraternidade e Políticas públicas”, ajudando assim o governo a descobrir locais onde se precisa dar maior atenção aos pobres. “

O Tempo Quaresmal vai até o dia 14 de abril, Domingo de Ramos, quando também é iniciada a Semana Santa.

Fonte: site da Arquidiocese JF

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video