Arquidiocese de Juiz de Fora completou 95 anos de criação

Arquidiocese-JF-Mapa-A3-Alt-Final-01Destacando-se como grande pólo político e cultural, com muitas indústrias e um forte comércio, seguindo um caminho de progresso e crescimento, Juiz de Fora tornou-se uma cidade de destaque na Arquidiocese de Mariana, da qual fazia parte, e de toda a Zona da Mata.

A vontade de criar uma diocese em Juiz de Fora surgiu primeiro na mente empreendedora do Arcebispo de Mariana, Dom Silvério Gomes Pimenta, que vinha todos os anos à cidade realizar um retiro com o clero de Mariana na Academia de Comércio. Dom Silvério faleceu sem conseguir concretizar esse sonho, mas seus planos acabaram sendo consolidados por seu sucessor, Dom Helvécio Gomes de Oliveira.

Atendendo à solicitação de Dom Helvécio, a Santa Sé criou a Diocese de Juiz de Fora, através da bula do Papa Pio XI “Ad Sacrosancti Apostolatus Officium”, datada de 1° de fevereiro de 1924.

O Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, fala sobre a data comemorativa: “(…) nesse momento em que nós comemoramos 95 anos queremos elevar a Deus ações de graças, por todos os benefícios que ele vem derramando sobre essa igreja particular, dede o seu começo até hoje”

No nosso site é possível conferir o histórico completo da Arquidiocese de Juiz de Fora, inclusive com todos os Pastores que regeram esta Igreja, os Bispos Auxiliares e Administradores Diocesanos em cada período e também um vídeo de Dom Gil sobre o tema.

Fonte: site da Arquidiocese JF

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video