Comitê de Cidadania apresenta resultados

Nesta terça-feira, 27 de agosto, às 16 h, o Comitê de Cidadania - CAJP/JF lança a 27ª edição do seu Informativo, no Auditório da OAB (rua Marechal Deodoro, nº662, 4º andar). No evento, vão ser abordados temas como as manifestações ocorridas em todo o país no mês de junho e o demonstrativo de gastos dos vereadores de Juiz de Fora no primeiro semestre de 2013, com destaque para o aumento do uso da verba indenizatória.

 

Será apresentado o Projeto Nacional de Lei de Iniciativa Popular intitulado “Eleições Limpas”, no qual oComitê de Cidadania – CAJP/JF está participando juntamente com Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral - MCCE. Outro destaque da pauta é o mutirão para recolhimento de 1,5 milhões de assinaturas de eleitores, com o apoio da OAB – Minas Gerais – Subseção Juiz de Fora. Na ocasião da coletiva, ainda serão levantados outros temas dessa nova edição do Informativo.

 

Para a presidente do grupo, Déa Emília de Andrade, o Comitê está iniciando um novo momento nesse trabalho de cidadania que já fazem há treze anos. "O despertar da própria cidadania está mostrando que estamos dentro do nosso objetivo inicial”, fala.

 

Ainda segundo a presidente, o Informativo, emitido semestralmente por eles, tem um histórico de auxiliar na participação de vários segmentos da sociedade civil e dos jovens nos assuntos políticos. “Ele é uma ferramenta importante para a democracia, feita através de um trabalho voluntário, ecumênico e suprapartidário”.

 

O Informativo deste semestre é resultado da parceria com a Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ele foi co-produzido pelos alunos da disciplina de Comunicação Comunitária.

 

Sobre o Comitê de Cidadania
As atividades do grupo tiveram início em 2001, após o trabalho de combate à corrupção nas Eleições de 2000, com a implantação da Lei 9840/99, primeira lei de iniciativa popular. Foi proposto aos integrantes que dessem continuidade às ações, e a formação do Comitê teve um incentivo muito grande da comunidade.

 

O objetivo inicial e permanente é o de acompanhar as sessões da Câmara Municipal de Juiz de Fora e estimular a participação dos jovens e da sociedade civil nos trabalhos do Legislativo, buscando sua revalorização. Desde 2001, o Informativo passou a ser apresentado à sociedade, expondo as leis aprovadas, buscando transparência e probidade no uso do dinheiro público. Executa o trabalho de observação da Câmara, além de desenvolver ações de cidadania junto às escolas.

 

Para participar
Qualquer cidadão, desde que não seja presidente de nenhum partido político ou exerça atividade política partidária, está apto a se tornar membro do Comitê de Cidadania. As reuniões acontecem na 2ª quarta-feira do mês, às 19h, no prédio administrativo da Catedral.

 

Para outras informações
Dea Emília: (32) 3217-3683 | Cida: (32) 3216-0256 | Maria Enilda: (32) 3214-7205
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video