No dia de seu padroeiro, Santuário de Liberdade (MG) é elevado à categoria de Basílica Menor

CARTAZ-JUBILEU-2018Já teve início, em Liberdade (MG), o Jubileu do Senhor Bom Jesus do Livramento, celebrado em 14 de setembro, data dedicada à Exaltação da Santa Cruz. Em 2018, a festa torna-se ainda mais especial e única porque, no dia de seu padroeiro, o Santuário Arquidiocesano será elevado à categoria de Basílica Menor.

Durante o dia, haverá missas às 6h, 8h, 10h, 12h e 14h. Às 16h, uma Solene Celebração Eucarística presidida pelo arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, marcará a elevação de categoria do templo religioso. Na ocasião, a igreja receberá dois símbolos que caracterizam as basílicas menores: a umbela (espécie de grande guarda-chuva com enfeites litúrgicos) e o tintinabulo (pequeno sino). Além disso, o ato de criação das basílicas ainda confere ao templo a possibilidade de oferecer indulgências plenárias aos fiéis em várias datas. Após a missa, haverá procissão luminosa pelas ruas da cidade.

A programação em honra ao padroeiro de Liberdade começou em 2 de setembro, com a tradicional procissão saindo da capela de Vargem da Imagem com a réplica da escultura do Bom Jesus até o Santuário. Até o dia 11, a novena ocorre às 19h. Na quarta (12) e quinta-feira (13), haverá missas às 15h e 19h.

Nos dias 15, 16 e 23 de setembro, já tendo recebido o título de Basílica Menor, a igreja ainda sedia uma série de celebrações especiais, que culminarão no encerramento do Jubileu, no dia 30, com o retorno da imagem réplica para a Capela Bom Jesus dos Aflitos. Confira, a programação completa na imagem acima.

O Santuário Bom Jesus do Livramento fica na Rua Dr. Antônio Lage, 86 – Centro de Liberdade.

O título

Esta será a primeira Basílica Menor da Arquidiocese de Juiz de Fora. O título concedido por Papa Francisco leva em consideração as características arquitetônica, histórica e de devoção popular do templo religioso, além da importância para a vida litúrgica e pastoral. No caso de Liberdade, a concessão do título foi também fundamentada na antiquíssima veneração à sagrada imagem do Bom Jesus do Livramento.

Vale destacar que só existem quatro igrejas com o título de “Basílica Maior”, todas elas situadas na cidade de Roma: São Pedro, São João de Latrão, Santa Maria Maior e São Paulo Extramuros. As demais ostentam o título de “Basílica Menor” e existem cerca de 1.500 ao redor do mundo.

Fonte: site da Arquidiocese JF

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video