30º Aniversário de dedicação da Catedral

siteNo dia 12 de junho a Catedral celebrou 30 anos da sua Dedicação. A data foi marcada por uma missa especial presidida pelo arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, dom Gil Antônio Moreira, concelebrada pelo pároco da Catedral, monsenhor Luiz Carlos de Paula, e pelo vigário, padre Danilo Celso.

Em sua homilia, dom Gil explicou o significado da Dedicação. “Todas as igrejas são abençoadas, mas as catedrais e santuários são dedicados”. O arcebispo lembrou também que, o que representa a Dedicação da Catedral são as quatro cruzes em mármore com as velas: duas na porta de entrada, e duas próximas ao altar. E cada cruz simboliza um dos evangelistas e possui uma vela na sua parte superior.

Outro ponto importante de sua homilia foi sobre a Igreja, que segundo dom Gil, “somos nós que construímos a Casa de Deus com os nossos corações, por isso, todos nós somos tijolos dessa construção”. Sobre o Ano Nacional do Laicato o arcebispo disse que “devemos ser como o sal, para dar gosto para as pessoas com as quais convivemos e luz porque Cristo é a nossa luz e, sendo assim, devemos refletir a santidade de Deus para os outros”.

Dom Gil também falou a respeito da restauração da pintura interna da Catedral, que já está numa fase bem avançada de execução, “a beleza nos coloca plenamente na presença de Deus, e, tudo isso, é para que Ele seja louvado. A comunidade reservou um lugar especial que nos leva à oração, para que estejamos mais próximos de Deus.

Confira as fotos da celebração em nosso Facebook.

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video