Missa do Domingo de Ramos abre Semana Santa na Catedral

ramosCrianças, jovens, adultos e idosos participaram ativamente da celebração que marcou o início da Semana Santa na Catedral. O Domingo de Ramos, contou com a presença de centenas de fiéis que participaram da bênção dos Ramos na Igreja São Sebastião, da procissão e da missa na Catedral.

A celebração solene aconteceu às 10h, presidida pelo arcebispo metropolitano, dom Gil Antônio Moreira. Em sua homilia, ele destacou o significado do Domingo de Ramos e da Semana Santa para a vida de todos os cristãos. E explicou que por uma condenação injusta Jesus foi crucificado, mas a violência se supera apenas com gestos de amor e caridade.

“Hoje damos as mãos e aclamamos Cristo Rei de um Reino que não acaba. No Domingo de Ramos já fazemos na segunda parte da celebração a leitura da Paixão e Morte de Cristo. Nela temos duas partes, a da alegria e a segunda de reflexão profunda, sobre o sofrimento, a paixão e a morte de Jesus”.

Dom Gil disse ainda que, durante a semana relembraremos esses fatos, “mas não para celebrar a morte e sim a vida, porque Cristo venceu a morte, a tortura e um tribunal iníquo para proclamar a Páscoa. Nós escolhemos, para a grande alegria, celebrar com mais fervor a Ressurreição”, completou.

ramos2O arcebispo convidou todos os presentes a viver com profundidade a Semana Santa, através da meditação e da participação dos mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. Dom Gil também destacou em sua homilia que “às nove horas da manhã Jesus foi crucificado, ao meio dia ele entrou em profunda agonia e às três da tarde ele entregou o espírito. Durante todo o tempo que estava na cruz Jesus rezou”. Ele também fez um convite à humildade e à oração como Jesus.

No Brasil, o Domingo de Ramos também é o dia da Coleta da Solidariedade, que encerra a Campanha da Fraternidade. Em 2018, a campanha teve o tema “Fraternidade e superação da violência” e lema “Em Cristo somos todos irmãos” (Mt 23,8).

Confira todas as fotos em nosso Facebook

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video