Via-Sacra: demonstração de amor

cristo-cruzgOração, reflexão e espiritualidade fazem parte de uma das atividades importantes que os fiéis experimentam durante a Quaresma, a Via-Sacra, que neste ano começa no dia 16 de fevereiro, sexta-feira.

A Catedral, como todos os anos, terá este momento em preparação para a festa mais importante do Catolicismo: a Páscoa, Ressurreição de Cristo.

A Via-Sacra acontece todas as sextas-feiras do período quaresmal, sempre antes da missa das 07h (às 06h15), e à noite, após a missa das 19h (às 19h45).

Venha com sua família e amigos participar deste momento que relembra a entrega, o amor e o sofrimento de Jesus Cristo e, além disso, a salvação de todo o povo cristão.

Via-Sacra

Realizada durante a Semana Santa e nas sextas-feiras do período da Quaresma, a Via-Sacra é um ato litúrgico celebrado pela Igreja Católica para relembrar a paixão e morte de Jesus Cristo. Durante a cerimônia, enquanto o presidente lê trechos dos Evangelhos, os católicos meditam diante de uma série de quadros que representam as principais cenas da saga de Jesus.

Esses quadros - ou estações, como são chamados - contam a trajetória de Jesus desde o momento de sua condenação até o seu sepulcro. Aparecem em sequência: a condenação; Jesus carregando a cruz; o encontro com Maria; a ajuda que recebeu de Simão Cirineu; as três vezes em que caiu; o consolo às mulheres de Israel; a ocasião em que Verônica enxugou seu rosto; o momento em que foi despido; sua crucificação; morte; a descida da cruz e, por fim, seu sepultamento.

Essa maneira de meditar teve origem no tempo das Cruzadas (século X). Os fiéis que peregrinavam na Terra Santa e visitavam os lugares sagrados da Paixão de Jesus, continuaram recordando os passos da Via Dolorosa de Jerusalém.

Com informações do Portal Canção Nova

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video