Homens do Terço: mais de mil pessoas participam de 9º Encontro Arquidiocesano

tercohomensA nona edição do Encontro Arquidiocesano do Terço dos Homens, realizada na manhã deste domingo, 15 de outubro, contou com a participação de cerca de 1.300 homens, pertencentes a mais de 70 grupos de cidades de toda a Arquidiocese de Juiz de Fora e de dioceses convidadas. Em nossa Igreja Particular, o movimento foi implantado em 2009, após a chegada do arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, que também é o bispo referencial da CNBB para o TH.

A acolhida aos homens do terço aconteceu na Igreja Nossa Senhora do Rosário, no Bairro Granbery. Logo após, o grupo saiu em procissão pelas ruas do Centro de Juiz de Fora em direção à Igreja São Mateus, onde tradicionalmente é realizado o encontro. Em andor, eles levavam a Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida do Terço dos Homens, que está sob a guarda da equipe da Paróquia Nossa Senhora do Glória desde fevereiro.

Chegando à Matriz da Paróquia São Mateus, os grupos de Terço dos Homens participaram de Santa Missa presidida por Dom Gil e concelebrada pelo pároco local, Padre Geraldo Dondici Vieira. Após a celebração, os homens presentes fizeram juntos a oração do Santo Terço e participaram de almoço.

Em comparação com 2016, o número de grupos presentes ao encontro arquidiocesano mais que dobrou, passando de 550 homens para 1.300 em 2017. Segundo o arcebispo metropolitano de Juiz de Fora e bispo referencial para o Terço dos Homens no Brasil, este salto é um reflexo do crescimento do movimento no país. “O Terço dos Homens é um milagre, através das mãos de Nossa Senhora. Nos últimos dez anos cresceu imensamente o número de homens que rezam o terço no país, chegando hoje ao cálculo de um milhão e quinhentos mil, que, de Norte a Sul, de Leste a Oeste, rezam o terço ao menos semanalmente. O resultado deste movimento não é somente a oração do terço, que já é uma grande bênção, mas também a aproximação desses homens da Igreja, que leva a um processo de conversão e de integração na vida em comunidade”.

O coordenador arquidiocesano do Terço dos Homens, Celso Aparecido, ressalta que muitas famílias estão sendo restauradas por meio do movimento. “Estou há nove anos à frente dos encontros em nossa arquidiocese e vejo o crescimento dos homens em família. Nós conseguimos, através desse movimento, tirar alguns homens de lugares ruins. É uma graça muito grande tirá-los das ruas, onde não rezavam e não tinham nenhuma espiritualidade, e trazermos para dentro de nossa paróquia e da arquidiocese”.

O 10º Encontro Arquidiocesano do Terço dos Homens já tem data marcada: 14 de outubro de 2018. A novidade do próximo ano será o local: a Catedral Metropolitana de Juiz de Fora. Além disso, a expectativa é que o número de participantes continue crescendo e ultrapasse os dois mil na próxima edição do evento.

Fonte: www.arquidiocesejuizdefora.org.br

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video