Arcebispo dom Gil completa aniversários

aniversariodomgil2013Nesta quarta-feira, 9 de outubro, o arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, dom Gil Antônio Moreira,  completa 63 anos de idade. Já na próxima semana, também na quarta, dia 16, ele festeja o 14º aniversário de ordenação episcopal.

 

Pedimos a Deus muitas bênçãos e a luz do Espírito Santo para que nosso arcebispo continue firme na missão tão bonita a ele confiada.

 

Conheça mais sobre dom Gil
Nascido em Itapecerica-MG, em 9 de outubro de 1950, filho de Antônio Moreira (in memoriam) e Maria Teresa Mendes Moreira, é o segundo filho de 8 irmãos, entre os quais padre João Luiz Moreira.

 

Ingressou, com 11 anos de idade, no Seminário Menor São José, de Divinópolis. Nesta mesma cidade colou grau em Letras e Filosofia, indo depois para Belo Horizonte, onde se formou em Teologia, pela PUC-MG. Foi ordenado diácono a 9 de julho de 1973 em Divinópolis e presbítero a 18 de dezembro de 1976, em Itapecerica.

 

É Mestre em História da Igreja pela Universidade Gregoriana de Roma. Fez cursos de especialização para Formador em Toluca-México e em Viamão-RS. Como professor, lecionou História da Igreja, Catequética, Metodologia Pastoral, Liturgia e Sacramento da Penitência.

 

Entre os anos 1997 e 1999, foi subsecretário geral da CNBB, em Brasília, ao lado de dom Raymundo Damasceno Assis, secretário geral.

 

Foi nomeado bispo auxiliar de São Paulo, por João Paulo II, aos 14 de julho de 1999, tendo recebido a Ordenação Episcopal aos 16 de outubro de 1999, em Itapecerica/MG.

 

Em 2004, foi elevado a bispo diocesano de Jundiaí, por João Paulo II, tomando posse a 15 de fevereiro, aí permanecendo por cinco anos. Aos 28 de janeiro de 2009, foi nomeado arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, pelo papa Bento XVI, tendo tomado posse a 28 de março seguinte.

 

Seu lema é Scis Amo Te (Senhor, sabes que te amo).

 

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video