RCC realiza primeira etapa da Eleição Arquidiocesana: veja nomes e números

eleicao 1A Renovação Carismática Católica da Arquidiocese de Juiz de Fora concluiu, neste domingo, 20 de agosto, a primeira etapa da eleição 2017 para a coordenação arquidiocesana 2018-2019. Os processos de votação e apuração aconteceram durante o "Terceiro Domingo" - reunião de servos - e os nomes finalistas foram divulgados para o início da segunda etapa: Alexandre Silvério, Denise (Min. Pregação), Djane Aparecida, Elton Firmino, José Antônio, Maria Claret Dutra, Márcio Falco, Robson Luiz, Varlete Morais e Vicente.

De acordo com o artigo 12º do Estatuto da Associação Boa Nova da Renovação Carismática Católica da Arquidiocese de Juiz de Fora, são pessoas que podem votar: coordenadores de Grupo de Oração, coordenadores de Ministério a nível arquidiocesano, membros do Conselho Arquidiocesano, do Conselho Fiscal e ainda ex-coordenadores do movimento. Esses membros citados foram comunicados através de divulgação em mídias e no Terceiro Domingo de julho que deveriam rezar e discernir com seus núcleos, e levar cinco nomes como indicações para a eleição no Terceiro Domingo de agosto.

A Reunião de Servos de agosto começou às 14h, no salão da Catedral Metropolitana, com animação conduzida pelo diácono Tuíte. Os coordenadores e demais votantes levaram as indicações (cinco nomes) e transcreveram os nomes em uma cédula oficial, que foi inserida em uma urna lacrada e supervisionada por testemunhas. O acolhimento dos votos foi feito por dois mesários, além de quatro testemunhas. Os votantes assinaram um documento comprovando que indicaram os nomes.

Às 15h, foi encerrado o recebimento de votos para abertura da apuração. Quatro pessoas, da equipe técnica da eleição, realizaram o processo de apuração e outras quatro pessoas, escolhidas no local aleatoriamente, foram testemunhas e supervisionaram o processo. A urna foi aberta na frente de todos os integrantes e as cédulas apuradas. Os nomes foram marcados eletronicamente, em um notebook, e também em uma marcação manual para conferência. Durante todo o processo de votação e apuração, os servos presentes participaram de momentos de louvor, oração e pregação. A Palavra de Deus foi ministrada por Denise, do núcleo do MInistério de Pregação.

Ao todo, dos 83 Grupos de Oração cadastrados na RCC Arquidiocese de Juiz de Fora, 58 votaram. Confira os detalhes: dos 63 Grupos de Oração da cidade de Juiz de Fora, 49 votaram indicando os nomes para a eleição. Os outros não votaram e não enviaram representantes. Dos 20 Grupos de Oração de outras cidades pertencentes à Arquidiocese, nove (9) votaram: 5 presencialmente e 4 via-email (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., criado para recebimento das indicações das cidades de fora e aberto no ato da apuração). Dos 12 ministérios arquidiocesanos, 10 votaram. O Conselho Arquidiocesano também votou. Quanto às indicações: 44 nomes diferentes foram indicados por toda a Arquidiocese. Eles foram colocados segundo ordem de mais indicações. O mais votado teve 56 indicações.

Ao final, os 10 mais indicados foram apresentados para os servos presentes. Todos foram interrogados sobre a decisão de permanecer ou não na lista como possível candidato. Os que não estavam presentes foram perguntados por telefone no mesmo momento. Dos 10, alguns se recusaram a continuar na lista e foram substituídos pelos próximos mais citados da lista. Todos eles foram indicados (sugeridos) pelos membros do movimento e não se candidataram por vontade própria antes das indicações. Pela regra das eleições da RCC, niguém se candidata, mas sim deve ser indicado/sugerido e, posteriormente, poderá aceitar ou não continuar como candidato. Os nomes indicados finalistas (que confirmaram querer continuar como candidatos) foram: Alexandre Silvério, Denise (Min. Pregação), Djane Aparecida, Elton Firmino, José Antônio, Maria Claret Dutra, Márcio Falco, Robson Luiz, Varlete Morais e Vicente.

terceiro-domingo-agosto2017A partir da divulgação desses 10 nomes, está aberta a segunda etapa da eleição. Os núcleos de Grupo de Oração e de Ministérios deverão, agora, discernir e escolher cinco (5) nomes dentre esses 10 apresentados. Os cinco escolhidos serão entregues na conclusão da segunda etapa da eleição no dia 15 de outubro, com a presença do Coordenador Estadual da RCC, Mário Lúcio. Após o ato de entrega dos cinco nomes votados por cada Grupo de Oração ou Ministério, serão selecionados os cinco nomes mais votados em geral: esses serão os finalistas, que irão para a escolha do Arcebispo Metropolitano Dom Gil Antônio.

Para o atual coordenador do movimento, Alexandre Silvério, a eleição está sendo transparente e segura. "Esse ano prezamos por um processo de votação e apuração seguro e à vista de todos. Por isso, a coordenação se afastou do processo, criamos esta comissão responsável e contamos com testemunhas escolhidas aleatoriamente em todas as fases do processo eleitoral. Precisamos levar a sério as coisas de Deus e mostrar para todos o que está acontecendo, como o processo está sendo feito", disse.

Texto e fotos: site da RCC Juiz de Fora

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video