Comunidade participa da procissão e Missa de Ramos
- Detalhes
- Segunda, 10 Abril 2017 17:03
Crianças, jovens, adultos e idosos participaram ativamente da celebração que marcou o início da Semana Santa na Catedral. O Domingo de Ramos, contou com a presença de milhares de fiéis que participaram da bênção dos Ramos na Igreja São Sebastião, da procissão e da missa na Catedral.
A celebração solene aconteceu às 10h, presidida pelo arcebispo metropolitano, dom Gil Antônio Moreira. Em sua homilia, ele destacou o significado do Domingo de Ramos e da Semana Santa para a vida de todos os cristãos. E explicou que os ramos devem ser guardados com fé e, quando necessário, queimados com respeito.
Ao final da missa, o arcebispo realizou, em nome de toda a arquidiocese, a entrega de livros da literatura católica e da literatura clássica para o meritíssimo juiz da Vara de Execução Penal de Juiz de Fora, Evaldo Elias Penna Gavazza, para a elaboração da biblioteca das unidades prisionais da cidade, que servirá ao projeto “Remissão por Leitura”, apoiado pela Pastoral Carcerária (PCr) arquidiocesana. Também foi apresentado um novo Assessor da PCr que o Padre Norbert Ernst Prittwitz, SVD.Com relação à Semana Santa, Dom Gil disse que esta é a “semana maior” vivida pelos católicos, não de tamanho, mas de importância. E que “Jesus é a esperança da humanidade contra toda corrupção e injustiça. Por isso, devemos estender os tapetes de ramos espirituais em nossos corações. ”
O arcebispo lembrou, ainda, o falecimento de Dom Frei Clóvis Frainer e explicou que na Semana Santa não se celebra missa de Sétimo Dia. E o Vigário Geral da Arquidiocese e Pároco da Catedral, Monsenhor Luiz Carlos de Paula, fez a leitura da carta de condolências enviada pelo Papa Francisco.
Participação dos fiéis
Para a aposentada, Vânia Leandro Santos, 53 anos, que é paroquiana da Catedral há mais de 10 anos, o Domingo de Ramos é uma celebração importante para este momento tão especial da vida dos fiéis e, por isso, ela faz questão de participar.
“Hoje é um dia muito especial, porque marca o início dessa semana mais voltada para o amor, o perdão, o jejum e a caridade. Nesta semana somos chamados a ser mais solidários com os nossos irmãos ”, afirmou.
Para conferir todas as fotos do evento acesse o nosso Facebook.