Oração do Terço toma as ruas de Juiz de Fora
- Detalhes
- Terça, 13 Setembro 2022 10:40
No último domingo, 11 de setembro, dezenas de homens e mulheres participaram da primeira edição da Caminhada Mariana do Terço dos Homens ao Morro do Cristo. O Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, que também é o Bispo Referencial para o TH no Brasil, presidiu, na praça do Bairro Jardim Glória, a Missa que precedeu a caminhada e participou de parte do trajeto.
“É muito importante que isso aconteça. Primeiro, para que possamos, publicamente, dar a razão da nossa fé, do nosso amor a Deus, à Maria. E depois, Maria, como saiu apressadamente para encontrar sua prima Isabel, andou em público levando Jesus no seu seio. Assim também os homens do Terço e todas as pessoas que acompanham essa caminhada hoje, sejam mulheres, homens, jovens, crianças, todos eles de alguma maneira levam Jesus no coração”, ressaltou o Arcebispo Metropolitano, ao comentar a iniciativa.
Além do testemunho público de fé, Dom Gil falou da oração do terço em si. “O terço é uma oração preciosa da Igreja. É uma oração ao mesmo tempo simples e profunda, porque nós contemplamos todos os mistérios de Cristo. Depois, é uma oração Mariana, porque é um louvor àquela que Deus escolheu para ser a Mãe de Salvador; é uma oração cristológica, porque é uma contemplação da vida de Cristo; e é uma oração bíblica, porque tudo que está dentro do terço, está dentro da Bíblia. A Igreja reza com muita devoção e amor esse conjunto de orações para ajudar-nos a viver mais intensamente a fé cristã e preparar-nos mais intensamente para a realidade do céu.”
Após o período da pandemia, em que os grupos do TH se distanciaram, o Arcebispo aponta que é o momento de retomar o entusiasmo característico do movimento. “O Terço dos homens, no meu entender, é uma grande bênção de Deus, pelas mãos de Maria, para o nosso Brasil. Hoje, praticamente todas as paróquias do país têm Terço dos Homens, e vemos isso agora também se expandindo para fora”, contou.
O evento de domingo nasceu do sonho do Coordenador Arquidiocesano do Terço dos Homens, Paulo Henrique Gomes, que sempre quis tomar as praças das cidades da região com Missas e orações do Santo Terço. Para o integrante do grupo da Paróquia São Mateus, Celso José de Sousa, a realização da Caminhada Mariana ajudará no retorno dos homens à oração do terço em comunidade. “Além disso, há muitos homens que ainda não participam do Terço, então é um convite a todos para virem se juntar a nós para a gente crescer cada dia, que é o que nós mais precisamos”, completou.
O Assessor Eclesiástico e Diretor Espiritual do TH, Diácono Celso Aparecido Rodrigues Melo, apontou a Caminhada como uma demonstração da “Igreja em saída” e revelou que o movimento está sendo cada vez mais valorizado pelas famílias. “A gente vê que as pessoas estão abraçando o Terço dos Homens; não só os homens, mas as esposas, os filhos, as filhas estão incentivando os pais, os namorados a rezarem o terço.”
A próxima atividade será o 12º Encontro Arquidiocesano do Terço dos Homens, no dia 23 de outubro, no Santuário Basílica Bom Jesus do Livramento, em Liberdade. O evento está previsto para acontecer das 8h às 15h.
Clique aqui e confira mais fotos da Missa e da Caminhada Mariana.
Fonte: site da Arquidiocese de Juiz de Fora