Oração do Terço toma as ruas de Juiz de Fora

DSCN4810No último domingo, 11 de setembro, dezenas de homens e mulheres participaram da primeira edição da Caminhada Mariana do Terço dos Homens ao Morro do Cristo. O Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, que também é o Bispo Referencial para o TH no Brasil, presidiu, na praça do Bairro Jardim Glória, a Missa que precedeu a caminhada e participou de parte do trajeto.

“É muito importante que isso aconteça. Primeiro, para que possamos, publicamente, dar a razão da nossa fé, do nosso amor a Deus, à Maria. E depois, Maria, como saiu apressadamente para encontrar sua prima Isabel, andou em público levando Jesus no seu seio. Assim também os homens do Terço e todas as pessoas que acompanham essa caminhada hoje, sejam mulheres, homens, jovens, crianças, todos eles de alguma maneira levam Jesus no coração”, ressaltou o Arcebispo Metropolitano, ao comentar a iniciativa.

DSCN4646Além do testemunho público de fé, Dom Gil falou da oração do terço em si. “O terço é uma oração preciosa da Igreja. É uma oração ao mesmo tempo simples e profunda, porque nós contemplamos todos os mistérios de Cristo. Depois, é uma oração Mariana, porque é um louvor àquela que Deus escolheu para ser a Mãe de Salvador; é uma oração cristológica, porque é uma contemplação da vida de Cristo; e é uma oração bíblica, porque tudo que está dentro do terço, está dentro da Bíblia. A Igreja reza com muita devoção e amor esse conjunto de orações para ajudar-nos a viver mais intensamente a fé cristã e preparar-nos mais intensamente para a realidade do céu.”

Após o período da pandemia, em que os grupos do TH se distanciaram, o Arcebispo aponta que é o momento de retomar o entusiasmo característico do movimento. “O Terço dos homens, no meu entender, é uma grande bênção de Deus, pelas mãos de Maria, para o nosso Brasil. Hoje, praticamente todas as paróquias do país têm Terço dos Homens, e vemos isso agora também se expandindo para fora”, contou.

DSCN4732O evento de domingo nasceu do sonho do Coordenador Arquidiocesano do Terço dos Homens, Paulo Henrique Gomes, que sempre quis tomar as praças das cidades da região com Missas e orações do Santo Terço. Para o integrante do grupo da Paróquia São Mateus, Celso José de Sousa, a realização da Caminhada Mariana ajudará no retorno dos homens à oração do terço em comunidade. “Além disso, há muitos homens que ainda não participam do Terço, então é um convite a todos para virem se juntar a nós para a gente crescer cada dia, que é o que nós mais precisamos”, completou.

O Assessor Eclesiástico e Diretor Espiritual do TH, Diácono Celso Aparecido Rodrigues Melo, apontou a Caminhada como uma demonstração da “Igreja em saída” e revelou que o movimento está sendo cada vez mais valorizado pelas famílias. “A gente vê que as pessoas estão abraçando o Terço dos Homens; não só os homens, mas as esposas, os filhos, as filhas estão incentivando os pais, os namorados a rezarem o terço.”

A próxima atividade será o 12º Encontro Arquidiocesano do Terço dos Homens, no dia 23 de outubro, no Santuário Basílica Bom Jesus do Livramento, em Liberdade. O evento está previsto para acontecer das 8h às 15h.

Clique aqui e confira mais fotos da Missa e da Caminhada Mariana.

Fonte: site da Arquidiocese de Juiz de Fora

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video