CNBB celebra os 15 anos da Conferência de Aparecida com série de atividades

15-anos-de-AparecidaO próximo dia 13 de maio marca os 15 anos da abertura da V Conferência Geral do Episcopado Latino Americano e Caribenho, em 2007. O encontro, cujo fruto mais expressivo é o Documento de Aparecida, foi ocasião da visita do Papa Bento XVI ao Brasil e delineou novas perspectivas pastorais para o continente. E para celebrar a data, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) preparou uma série de atividades e iniciativas de oração e memória.

As atividades celebrativas e oracionais serão realizadas no Santuário Nacional de Aparecida, que sediou o encontro do episcopado 15 anos atrás. Estarão presentes membros da Presidência da CNBB e o arcebispo de Trujillo, no Peru, e presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (Celam), monsenhor Héctor Miguel Cabrejos Vidarte. Outras ações são preparadas, nos campos acadêmico e da comunicação.

Espaço Memória

A primeira atividade será a inauguração do “Espaço Memória” alusivo aos 15 anos do Documento de Aparecida e da realização da V Conferência. O evento será realizado no Santuário Nacional de Aparecida, no dia 12 de maio, às 16h.

Recitação do Terço

No mesmo dia, será realizado um momento de oração que recordará a recitação do Terço conduzida pelo Papa Bento XVI no altar central da Basílica da Padroeira do Brasil. A Presidência da CNBB e convidados participarão deste momento que poderá ser transmitido pelas emissoras de TV de inspiração católica, a partir das 19h.

Missa

No dia 13 de maio, sexta-feira, data de início da V Conferência do Episcopado Latino Americano e Caribenho, a primeira atividade será uma Missa presidida pelo arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, às 9h, com transmissão pela TV.

Após a celebração eucarística, a Presidência da CNBB concederá entrevista coletiva à imprensa.

BAIXE OS CARDS DE DIVULGAÇÃO DAS ATIVIDADES DOS DIAS 12 E 13 DE MAIO

Seminário

Sob a condução do Instituto Nacional de Pastoral Padre Alberto Antoniazzi (INAPAZ), com o apoio dos Institutos de Teologia das universidades católicas, será realizado um seminário com reflexões de especialistas e assessores que contribuíram na conferência.

Comunicação

Neste contexto celebrativo e de memória, a Assessoria de Comunicação da CNBB, com apoio de arquidioceses, dioceses e emissoras de TV de inspiração católica, produziu uma série de entrevistas com bispos que participaram da Conferência de Aparecida sobre diversos aspectos presentes no documento que dali surgiu. O material será oferecido para produções jornalísticas relacionadas ao tema.

A CNBB também oferece um logo comemorativo dos 15 anos da Conferência de Aparecida, a partir da proposta do Celam, que anima a celebração com as seguintes motivações: “15 Anos de Aparecida – recordando juntos”; “15 Anos de Aparecida – escutando juntos”; “15 Anos de Aparecida – caminhando juntos”; e “15 Anos de Aparecida – celebrando juntos”.

Baixe o logo comemorativo.

Fonte: Site da CNBB

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video