Nova cartilha traz dicas para retorno das práticas juvenis no pós-pandemia

NovosHORIZONTES-SITEO mundo literalmente parou por conta da pandemia. Não foi diferente para muitas ações de evangelização da Igreja, que precisaram se reinventar para passar pela crise. Setores Juvenis, grupos de jovens e tantas outras iniciativas sofreram com a impossibilidade dos encontros presenciais e tantas outras descobriram novas formas de atuação pela internet. Agora, com um novo e esperançoso horizonte, a Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB quer contribuir para novos desafios lançando uma cartilha pós-pandemia: “Novos Horizontes – Manual de Retorno das Práticas Juvenis”. Clique aqui para fazer o download.

A comissão preparou o material a partir do relato de muitos setores diocesanos do país que diziam das dificuldades de articulação e de retomar com novo fôlego suas atividades, visto que muitos jovens se afastaram durante a pandemia.

“Ouvindo os regionais e os grupos, percebemos a dificuldade deles e aprendendo com eles sobre tudo o que estão vivenciando e as experiências. O objetivo desse material é oferecer uma ajuda, algumas provações para reflexões dos grupos e assessores para que possam recomeçar com todo ânimo nesse pós-pandemia”, conta a assessora da comissão, Ir. Valéria Andrade Leal.

A partir de documentos como a exortação pós-sinodal Christus Vivit e a Doutrina Social da Igreja – o DoCat -, além de mensagens diversas do Papa Francisco, o manual é um convite aos jovens para continuaram a ser protagonistas da Pastoral Juvenil. São textos de reflexão e sugestões de ações concretas para que os jovens reavivem a participação na vida comunitária, orante e familiar.

Com criatividade, amor e a alegria do anúncio da Boa Nova, os jovens são chamados a ajudar a escrever nossa história não para o “retorno ao normal”, mas na construção de uma sociedade que – após o sofrimento de uma pandemia tão devastadora – seja mais humana e fraterna a partir do testemunho cristão.

Fonte: site Jovens Conectados

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video