Gabinete Episcopal de Eparca Melquita é inaugurado em Juiz de Fora

eparquiaNa noite dessa segunda-feira, 23 de agosto, foi inaugurado, em Juiz de Fora, o Gabinete Episcopal de Dom George Khoury, Bispo da Eparquia Nossa Senhora do Paraíso dos Greco-Melquitas, sediada em São Paulo. A cerimônia ocorreu após Santa Missa presidida pelo Eparca e concelebrada pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, na Igreja Melquita.

A Eucaristia, celebrada no rito oriental, também contou com a participação do Frei Flávio Henrique de Castro, pmPN e do Padre Alexandrino Augusto Ribeiro Gomes de Pinho. Os termos “comunhão” e “unidade” marcaram a celebração, sendo destacadas por ambos os bispos durante a homilia, quando dividiram a palavra.

“É um irmão que chega para colaborar. Ele vem para ter o seu gabinete aqui na nossa cidade, dentro dos limites da Paróquia São Jorge, para instruir, para representar a unidade, seja com o povo descendente sírio-libanês, seja com toda a Arquidiocese de Juiz de Fora”, afirmou Dom Gil. A presença do Eparca, sublinhou o Pastor, é enriquecedora e um incremento ao espírito e desejo sinodais de caminhar sempre juntos. “Eu o recebo com muita alegria e satisfação, e, como ele, também desejo que caminhemos sempre, cada vez mais unidos, pela glória do Senhor, pela Igreja de Jesus Cristo.”

O Arcebispo ressaltou que a Igreja Melquita seguirá as determinações pastorais arquidiocesanas. “Apenas o rito é diferente, mas é uma paróquia integrada à vida pastoral da Arquidiocese de Juiz de Fora. Portanto, tudo aquilo que for exigido em outras paróquias em relação à preparação para o Batismo, para o casamento e outras ocasiões, será exigido também aqui.”

eparquia2No mesmo sentido, Dom George Khoury afirmou que os bispos são irmãos, que devem sempre trabalhar juntos pelo crescimento do povo de Deus. “Não há lugar para divisão. Como a nossa igreja está situada em Juiz de Fora, devemos sempre trabalhar em comunhão com a Igreja local, respeitando o nosso irmão no Episcopado, como ordinário local dos católicos do rito latino. Gostaria de agradecer muito a sua excelência, meu irmão no episcopado, Dom Gil, pela colaboração, pelo apoio, pela força, pela amizade.”

A intenção do Eparca é que até o final do ano um padre melquita assuma os trabalhos da Paróquia São Jorge, sediada na Igreja Melquita. Atualmente, ela tem como Administrador Paroquial o Padre Geraldo Luiz Alves Silva. O sacerdote pertencente à Diocese de Leopoldina e reside em Juiz de Fora, onde trabalha como Vigário Judicial do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano e também como Pároco da Paróquia São Benedito.

Após a Santa Missa, Dom George e Dom Gil descerraram duas placas no exterior da igreja: uma indicando a presença do Gabinete Episcopal e outra em homenagem aos doadores que auxiliaram no revestimento do templo religioso em 1999.

Clique aqui e confira outras fotos.

Fonte: site da Arquidiocese de Juiz de Fora

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video