Formação on-line sobre Comunicação Arquidiocesana abre caminho para segunda fase do Sínodo
- Detalhes
- Terça, 27 Julho 2021 10:42
Nas noites dessa quarta e quinta-feiras, 21 e 22 de julho, a Arquidiocese de Juiz de Fora promoveu duas lives arquidiocesanas sobre “Redes de Comunicações”. A formação, promovida pela Comissão Ampliada do II Sínodo, foi dividida em dois dias por se tratar de um tema bastante abrangente.
Missionários sinodais e agentes da Pascom assistiram a palestras sobre a importância da Comunicação na Igreja, a espiritualidade do comunicador católico e o aumento da importância das redes sociais, além da estrutura e do caminho da Pastoral da Comunicação em nossa Igreja Particular. Esses temas foram abordados pelo Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, pelo Vigário Episcopal para Educação, Comunicação e Cultura, Padre Antônio Camilo de Paiva, e pelos jornalistas Sérgio Rodrigues, Silvia Carvalho e Ana Maria Roberto.
Já os profissionais contratados pela Arquidiocese fizeram explanações sobre a história e o trabalho desenvolvido por cada veículo arquidiocesano: Assessoria de Comunicação, Rádio Catedral e WebTV “A Voz Católica”. O Jornal Folha Missionária foi tópico de nova fala de Padre Antônio Camilo. O Secretário do II Sínodo, Padre Vanderlei Santos de Sousa, C.Ss.R, foi o responsável por mediar as apresentações, enquanto o Secretário-Executivo de Pastoral, Padre Everaldo José Sales Borges, e o seminarista Rafael Nascimento conduziram as orações.
Na acolhida aos espectadores no primeiro dia de evento on-line, Dom Gil ressaltou a importância daquela discussão para a segunda fase do II Sínodo Arquidiocesano, prevista para iniciar em 31 de outubro. “Esta live se reveste de grande importância para nós, porque a comunicação neste momento pandêmico, neste momento do mundo, tem uma significação muito especial. É algo sem o qual nós não podemos trabalhar, não podemos exercer o nosso ministério, não podemos celebrar e transmitir a nossa fé. A comunicação é tudo, e esses novos instrumentos da comunicação são importantíssimos para isso.”
A avaliação daqueles que acompanharam a formação virtual foi extremamente positiva. “Uma live com muito aprendizado e mostrando o quanto é importante a comunicação”, disse Lucinha Alvim, pelo Facebook. Acompanhando pelo YouTube, Luciana Odila, por sua vez, parabenizou todos os envolvidos. “Parabéns e obrigada a todos os sábios mensageiros, que, por esta live, nos levaram a refletir mais profundamente o momento que ora vivemos e suas necessárias mudanças. Muito bom! Aplausos.”
Os dois dias da live “Redes de Comunicações” estão disponíveis na íntegra no YouTube e no Facebook da Arquidiocese de Juiz de Fora.
Fonte: site da Arquidiocese de Juiz de Fora