Museu oferece curso sobre mistérios da imagem e do homem

vanitElas nos cercam ininterruptamente onde quer que estejamos, e essa contínua exposição faz de nós seus consumidores vorazes, sem que, muitas vezes, sequer apercebamos disso. Sim, falamos das imagens!

Mas, será que sempre foi assim? Que mistérios as imagens e o homem, seu criador, escondem, ao longo da história, para que possamos compreender melhor sua forma de manifestação?

A partir de agosto de 2018, o Prof. Dr. Jack Brandão nos leva a compreender melhor esses mistérios por meio de seu curso Iconografia, Iconologia, Iconofotologia: os mistérios que se escondem na imagem e no homem, que será ministrado no Museu de Arte Sacra de São Paulo.

O objetivo do curso é ir além de uma mera apresentação e conceitualização de iconografia, de iconologia e de iconofotologia. Ele pretende proporcionar aos alunos uma verdadeira viagem pelo mundo escondido no referencial imagético que se perdeu desde o século XVIII.

Naquela época, o Iluminismo, conhecido como Século das Luzes, praticamente enterrou toda uma extensão de conhecimento sobre imagem que havia sido construída havia séculos e fazia parte de uma grande mescla cultural construída desde tempos imemoriais.

Assim, empregando o conceito de Belting de Nachleben (pós-vida) das imagens, o curso oferecerá um suporte teórico-imagético àqueles que têm na imagem sua ferramenta de pesquisa, de trabalho, ou mesmo para aqueles aficionados em temas do gênero. Torna-se, portanto, um curso imperdível para aqueles que tratam direta ou indiretamente do tema, como estudantes de arte (sacra e profana), arquitetura, literatura, historiadores de arte, religiosos e afins, pessoal de marketing, psicólogos, psicanalistas...

Isso sem contar com seu grande suporte teórico: Alberti, Auerbach, Barthes, Belting, Didi-Huberman, Foucault, Gombrich, Horapolo, Jack Brandão, Jung, Panofsky, Peter Burke, Ripa, Vasari, dentre outros.

Professor:

Jack Brandão

Doutor pela Universidade de São Paulo (USP), pesquisador da arte medieval, renascentista e seiscentista, de modo especial de sua recepção pelo leitor hodierno; desenvolvendo o conceito de iconofotologia, com o qual mantém sua linha de pesquisa. Autor de livros acerca do tema, bem como de artigos referentes ao assunto em revistas acadêmicas do Brasil e do exterior; poeta e romancista. Docente do programa de Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade de Santo Amaro (UNISA/SP), coordenador do Grupo de Pesquisa CONDESIM-FOTÓS, além de editor da revista acadêmica Lumen et Virtus.

Serviço:

Curso Iconografia, Iconologia, Iconofotologia: os mistérios que se escondem na imagem e no homem

Período: 28 de agosto/04-11-18-25 de setembro/ 02-09-16-23-30 de outubro de 2018.

10 dias de aulas

Aulas: 19h00 às 21h00 (intervalo para o café)

Carga horária: 20 horas

Valor: R$ 500,00 a vista ou R$ 590,00 (03 vezes)

Inscrições: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Informações: (11) 5627.5393

Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo

Endereço: Avenida Tiradentes, 676, Luz. Metrô Tiradentes.

Estacionamento gratuito no local: Rua Jorge Miranda, 43

No final do curso o aluno receberá o certificado.

Fonte: a12.com

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video