Pastoral da Saúde e dos Enfermos leva amor e conforto aos irmãos
- Detalhes
- Quarta, 05 Fevereiro 2014 10:58
A Igreja precisa ir ao encontro dos irmãos necessitados. Dessa forma, a Pastoral da Saúde e dos Enfermos da Catedral busca levar a mensagem religiosa, o anúncio do Evangelho, a esperança e o consolo a todos aqueles que estão enfrentando alguma dor ou enfermidade, impossibilitados de estarem presentes na igreja.
Cerca de 50 ministros, sob a coordenação e orientação do vigário paroquial,padre Danilo Celso de Castro, vão aos hospitais e às residências para visitarem os enfermos e levar a Eucaristia.
E você é chamado a fazer parte deste ministério! Este serviço de caridade e amor é aberto a todos os interessados. Nesta entrevista, padre Danilo conta um pouco mais sobre este papel tão bonito da nossa Igreja. Confira!
O que é a Pastoral da Saúde? E o que ela faz?
A Pastoral é a Igreja ao lado dos enfermos e pobres, para que todos tenham vida e a tenham em abundância (cf. Jo 10,10). Ela encarna na prática o mandado evangélico de ir por todo mundo anunciar a Boa-Nova aos pobres e curar os enfermos, assumindo, assim, o compromisso com os pobres e doentes, promovendo e defendendo a vida.
Como se dá o trabalho da Pastoral?
O trabalho da Pastoral é visitar, rezar e consolar os enfermos e seus familiares; anunciar a Boa-Nova do Evangelho; levar a Sagrada Comunhão e providenciar, se necessário, medicamentos e alimentos.
E as visitas?
Só no ano de 2013, os ministros da pastoral realizaram 650 visitas às casas, levando a Eucaristia a 620 irmãos. Já o sacerdote visitou 550 casas, levando a Sagrada Comunhão a 320 irmãos e 210 receberam a Unção dos Enfermos.
E nos hospitais?
Foram realizadas visitas, principalmente, nos hospitais HTO, 9 de julho, HPS e Santa Casa de Misericórdia. Os ministros e o padre realizaram 4.410 visitas, além de 1.340 enfermos que receberam a unção.
E para este ano de 2014?
A Pastoral é aberta para todos aqueles que desejarem se tornar um Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão para os Enfermos e realizar este trabalho tão especial. Para isso, os interessados devem fazer uma formação, que vai acontecer no quarto sábado de cada mês, das 7h à s 11h, na Catedral. Nesta formação, estuda-se e partilha-se a BÃblia, documentos do papa, da CNBB, de Aparecida e o documento sinodal da Arquidiocese. Os interessados podem ligar para (32) 8866-1860 e fazer a inscrição.