Dia Nacional do Terço dos Homens é comemorado neste domingo

homem-terco- -foto-arquivo-cancao-novaDesde o ano passado, o Dia Nacional do Terço dos Homens figura no Calendário Oficial do Brasil, sendo comemorado em 8 de setembro, festa da Natividade de Nossa Senhora. Este dia foi instituído a partir de projeto de lei apresentado pelo Deputado Federal Eros Biondini e aprovado em abril de 2023.

Em vista da data, no domingo (8), o Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, que também é o Bispo Referencial da CNBB para o Terço dos Homens, preside a Santa Missa das 10h na Catedral Metropolitana nesta intenção. Além disso, todos os grupos do TH de Juiz de Fora são convidados a comparecer a Eucaristia e, em seguida, rezarem juntos o Santo Terço.

“Neste ano o dia da natividade cai no domingo e a liturgia do domingo tem precedência, mas vamos lembrar sempre de Nossa Senhora. Celebremos bem o dia nacional do Terço dos Homens sobretudo rezando com mais piedade ainda o rosário de Maria”, comentou Dom Gil em entrevista.

Além de convidar todos os grupos para celebrarem a data, o Pastor Arquidiocesano, recorda que o terço é uma oração bíblica, pois rezemos com as palavras do anjo, com as palavras de louvor de Santa Isabel e com a resposta da Igreja a Virgem Santíssima. “O Terço Rosário é uma oração popular simples e, ao mesmo tempo, profunda e poderosa. Nós meditamos sobre a vida de Cristo com o pulsar do coração de Maria, que foi aquela mulher escolhida para ser a mãe do Salvador”, destacou Dom Gil.

“Rezar é sempre bom. Qualquer oração subida a Deus tem grande valor. E nós católico, sabendo que o Brasil tem uma origem católica e tem grande parte do povo brasileiro que é católico, nos unimos para pedir a Deus, por intercessão de Nossa Senhora, as bênçãos para a nossa nação para todo o povo brasileiro”, concluiu.

A data é reconhecimento da importância da oração, do movimento dos homens e fé católica, também uma motivação para todos seguirem olhando a Cristo com o olhar da Mãe.

Fonte: site da Arquidiocese de Juiz de Fora

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video