Arcebispo Metropolitano celebra 4º Dia Mundial dos Avós e dos Idosos na Catedral

dia avosNo último domingo, a Igreja festejou 4º Dia Mundial dos Avós e dos Idosos. A data foi instituída pelo Papa Francisco em 2021 e a edição deste ano teve como tema “Na velhice não me abandones” (Sl 71,9). Em vista da data, o Arcebispo Metropolitano celebrou nesta intenção a Missa das 10h na Catedral de Juiz de Fora.

Na homilia da Santa Missa, Dom Gil Antônio Moreira, explicou que nos próximos domingo a liturgia trará trecho do capítulo 6 de São João, que poderia ser, segundo ele, chamado de “Capítulo Eucarístico de São João”. Ele, inclusive, convocou a todos para lerem o capítulo todo. “Se você ama a Eucaristia, você vai ler”, afirmou.

Ele ainda fez questão de aprofundar no texto. “Não é apenas uma partilha, claro que Jesus se preocupou com quem estava com fome fisicamente – como nós todos devemos nos preocupar, mas observemos que aqui há algo mais. Jesus conduz, dá graças, distribuiu o alimento. Não é apenas o repartir do pão, é um milagre”, disse o Pastor Arquidiocesano. Assim ele frisou a importância do sacramento da Eucaristia, recordando a vivencia do Ano Eucarístico na arquidiocese.

Em entrevista, Dom Gil comentou sobre o tema do Dia Mundial dos Idosos. “Essa é uma oração que nós fazemos a Deus, mas também um apelo que nós fazemos a todos, para que ninguém abandone os nossos idosos e os nossos avós. O papel dos idosos é importante da sociedade, o papel dos avós é muito importante na família. Quero dar os parabéns a todo vovô e toda vovó, lembrando das figuras de São Joaquim Santana, que são os avós de Jesus”.

Ainda durante a celebração, ele ressaltou a data e o reconhecimento dado através da mesma, falou do valor dos idosos e valor dos avós, chamou a todos para rezarem a oração e respeitarem cada dia mais os idosos.

Outro tema pontuado pelo Arcebispo na Eucaristia foi a referência à Santa Ceia em abertura das Olimpíadas 2024. “Foi uma grande blasfêmia. Uma agressão a Jesus! Este grupo de pessoas, quer respeito – e nós os respeitamos, mas eles também precisam nos respeitar”, assim ele pediu para os fiéis rezarem para que o Senhor “nos livre de ataques morais que estão acontecendo contra Cristo e contra a Igreja”.

Mais fotos desta celebração, você pode conferir no Facebook.

Fonte: site da Arquidiocese de Juiz de Fora

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video