Catedral de Juiz de Fora recebe ícone de Maria, Mãe da Igreja

Icone-de-Maria-Mae-da-IgrejaComo parte das celebrações do Centenário Diocesano, será inaugurado, na Catedral Metropolitana, um mosaico do ícone de Maria, Mãe da Igreja, Padroeira da Província Eclesiástica de Juiz de Fora. A cerimônia está prevista para acontecer no dia 4 de fevereiro, durante a Missa Solene em Ação de Graças pelos cem anos, marcada para as 16h.

Os fiéis que passarem pela igreja já podem conferir o trabalho artístico, afixado na parede do fundo, do lado esquerdo do templo, na tarde da última segunda-feira (15). Na ocasião, a artista mosaicista, Denise Mendes Arantes Bicalho, fez os últimos retoques no trabalho, tendo sido acompanhada pelo Arcebispo, Dom Gil Antônio Moreira.

mosaico-14“No dia 4 de fevereiro nós vamos fazer a grande celebração de ação de graças pelos cem anos da nossa diocese. São cem anos de uma infinidade de pessoas que trabalharam por Cristo, pela Igreja, aqui nesta nossa região. E queremos, naquele dia, inaugurar o quadro de Nossa Senhora Mãe da Igreja nesta arte tão importante, que a Igreja valoriza tanto, que é a arte mosaica”, contou o Pastor Arquidiocesano em entrevista à WebTV A Voz Católica.

À WebTV, Denise revelou que, em seus vinte anos de ofício, já representou diversos títulos marianos, mas que esta tarefa foi especial. “Foi um convite maravilhoso que aconteceu na minha vida enquanto mosaicista. Realizar esse trabalho de Maria, Mãe da Igreja foi um verdadeiro presente. Foi, de fato, um trabalho de muita paciência, muita persistência: muito faz, desmancha, faz de novo, buscando sempre a proximidade com a grandeza dela”, afirmou.

A Virgem Maria Mãe da Igreja foi oficializada Patrona da Província Eclesiástica, composta por Juiz de Fora, Leopoldina e São João del-Rei, se deu pelo Papa Francisco, através do Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, no dia 24 de janeiro do ano passado. O anúncio ao povo de Deus, por sua vez, aconteceu no dia 5 de fevereiro de 2023, durante Missa presidida pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro, na Catedral. Sua festa é celebrada na primeira segunda-feira após Pentecostes.

Confira a reportagem produzida pela WebTV A Voz Católica: https://youtu.be/wsRPCJuTcSg

Maria, Mãe da Igreja também dará nome a via central

Esta será a segunda homenagem feita em 2024 a esta devoção de Nossa Senhora. Nos primeiros dias do ano, a Câmara Municipal de Juiz de Fora aprovou que a travessa situada na Praça Dom Justino, onde fica a Gruta Nossa Senhora Aparecida, em frente à Catedral Metropolitana, no Centro, passe a se chamar “Travessa Santa Maria Mãe de Deus e da Igreja”. A via, que liga as ruas Espírito Santo e Fernando Lobo, pertencia à paróquia da Catedral, mas, à época do cercamento do terreno, foi cedida pela Igreja para uso do município. O nome utilizado até então era “Travessa Catedral”.

Travessa-CatedralDe autoria do vereador Juraci Scheffer, o projeto de lei surgiu após um pedido do Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira. O intuito do Pastor Arquidiocesano foi render uma homenagem à Padroeira da Província Eclesiástica de Juiz de Fora. “Maria, que é escolhida por Deus para ser a mãe do Salvador, é mãe do corpo místico de Cristo, e nós, Igreja, somos o corpo místico de Cristo”, salientou Dom Gil ao anunciar a escolha do título mariano, em agosto de 2022.

A iniciativa foi apresentada na Câmara Municipal no último dia 7 de dezembro. Sendo considerada legal e constitucional após deliberação das comissões técnicas ainda nos últimos dias do ano, o projeto foi aprovado em duas discussões pelos vereadores, nos dias 8 e 9 de janeiro. O texto seguiu para sanção da Prefeitura Margarida Salomão e, após formalizada a lei, seguirá a colocação da placa com a nova denominação.

Fonte: site da Arquidiocese de Juiz de Fora

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video