Programação da festa do Centenário Diocesano na Catedral
- Detalhes
- Quinta, 01 Fevereiro 2024 15:04
No dia 1º de fevereiro de 2024, a Diocese de Juiz de Fora completa cem anos de criação, porém a grande festa será transferida para o domingo seguinte, sendo realizada em 4 de fevereiro. Foram programados três dias de preparação, de quinta-feira (1º), Abertura do Ano Eucarístico, a sábado (3), conclusão do Ano Mariano.
Teremos Adoração ao Santíssimo na Catedral, dia 1º, iniciando logo após a missa das 07h e se estendendo durante todo o dia até às 18h30, com intervalo somente para a missa de 12h. Ao final da missa solene das 19h teremos uma pequena procissão com Santíssimo até o salão, seguida da benção do Santíssimo para encerrar o dia de adoração. Faremos um gesto concreto com a coleta de alimentos não-perecíveis, roupas de bebê e fraldas geriátricas e as doações poderão ser feitas durante todo dia.
O dia 02, primeira sexta-feira do mês, celebração da Apresentação do Senhor e purificação de Nossa Senhora, será um dia penitencial e teremos atendimento de confissões das 08h às 11h e das 13h às 18h e as missas acontecem às 07h, 12h, 15h e 19h. Às 18h30 haverá um momento de oração na Gruta de Nossa Senhora Aparecida e às 19h Missa Solene da Apresentação do Senhor, com início na Gruta para benção e acendimento das velas, seguida de procissão até a Catedral, para dar continuidade a Santa Missa (Obs.: Favor trazer velas para bençâo e procissão).
Também dentro do contexto das comemorações festivas do Centenário Diocesano, dia 03 (sábado), às 09h, na Catedral Metropolitana, acontece a ordenação presbiteral dos diáconos transitórios Gabriel Arcanjo Ferreira Junior e Paulo César Rodrigues Junior. Neste dia dedicado a Nossa Senhora, celebraremos a conclusão do Ano Mariano, às 16h30 teremos uma homenagem à Maria, na Gruta de Nossa Senhora Aparecida, e na missa das 17h haverá uma coroação de Nossa Senhora realizada pelas crianças da catequese. Na data também celebramos São Brás, por esse motivo acontecem benção da garganta após as celebrações.
Já no dia 4 de fevereiro, a programação festiva se concentrará na Catedral. “Nós vamos ter uma festa bastante bonita, se Deus quiser, com um show preparatório, de 14h às 16h, e depois, uma Celebração Eucarística celebrando os 100 anos da Diocese, de 16h às 18h, com a presença de representação de todas as 91 paróquias que compõem a nossa Arquidiocese”, ressaltou o Arcebispo Metropolitano.
Festa do Centenário nas paróquias da Arquidiocese
O tríduo será realizado a nível paroquial ou forâneo, como explicou Dom Gil. “Todo o ano será Ano Eucarístico. Então, esse tríduo preparatório estará como que lançando, preparando o Ano Eucarístico. A abertura será no dia 1º de fevereiro, dia exato do aniversário. É uma quinta-feira, dia eucarístico, e as celebrações serão nas paróquias. Depois, no dia 2, é o Dia da Apresentação do Menino Jesus no Templo e a purificação de Nossa Senhora. Toda a comunidade diocesana é convidada a purificar o seu coração pelo rito da penitência em preparação para o dia da nossa celebração arquidiocesana. No sábado, nós vamos ter o dia dedicado à Nossa Senhora, com vários louvores programados, também nas foranias e nas paróquias.”
* Com informações do site da Arquidiocese de Juiz de Fora