Gabriel Arcanjo e Paulo César são ordenados diáconos transitórios

DSCN1233Na manhã do último sábado (28), a Catedral Metropolitana esteve repleta de fiéis para acompanhar a celebração em que os seminaristas Gabriel Arcanjo Ferreira Junior e Paulo César Rodrigues Junior receberam o primeiro grau da ordem. A Santa Missa foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, e contou com a presença de padres e diáconos, além de diversos membros da Comunidade Católica Resgate, da qual ambos são oriundos.

Marcando este importante momento em sua caminhada vocacional, Paulo César escolheu o lema “Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância” (Jo 10,10), e Gabriel, “Fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2,5). “É um dia de muita emoção, de muita responsabilidade pelo ofício que Deus nos chama, pelo trabalho que Deus está nos confiando, então pela intercessão da Virgem Maria que ela nos ensine a fazer tudo que Deus pediu. Sejamos filhos de Deus, firmes, fiéis. Peço a Deus que nos mantenha no caminho e que Nossa Senhora nos assista, nos conduza e nos dê a graça da fidelidade”, rogou Gabriel.

Durante a homilia, o Pastor Arquidiocesano falou sobre o convite de Jesus aos eleitos. Explicou que Cristo chamou aqueles que confiava, que transformava os servos em amigos e os chamou para serem parte integrantes da Igreja. “Diácono é um servidor na igreja e para a Igreja. É também um Cristo servidor. […] Jesus os chamou, os escolheu, os consagra hoje, chama para serem seus amigos, membros fortes da Igreja e anunciadores da sua palavra até o dia, Deus querendo, que vocês vão voltar a Catedral para aumentar mais ainda sua amizade e seu serviço a Nosso Senhor”.

DSCN1192Alegre com a celebração, o Arcebispo comentou sobre os seminaristas e suas caminhadas. “São dois jovens que são muito maduros na fé, passaram por uma nova comunidade, a Comunidade Resgate, depois vieram para o seminário. O Paulo e o Gabriel são muito dedicados a Igreja, são muito devotados ao Santíssimo Sacramento, a Maria e a Igreja. A ordenação presbiteral está marcada para o princípio de 2024, durante a comemoração dos 100 anos de Juiz de Fora”, contou.

Ao final da cerimônia, em discurso, o agora Diácono Transitório Paulo agradeceu a todos que fizeram e fazem parte da caminhada de ambos. “Sabemos, povo de Deus, que a quem tem Deus nada falta, somente Deus basta. Por isso, pedimos a Deus a graça de com alegria permanecermos firmes em nossa vocação e sermos humildes servidores do reino. Obrigada a cada um. Contamos com as orações de vocês”.

Dom Gil pediu ainda para todos rezarem pela paz, assim como também pelas vocações. Em entrevista, Padre Antônio Camilo da Paiva, Reitor do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, recordou a missão que todos têm de apoiar as vocações. “A Igreja é esposa de Cristo tem como missão continuar o seu evangelho, a boa notícia, e, quando a Arquidiocese com todos os seus membros, oferece para o altar dois jovens que se consagram, com certeza, Cristo está muito feliz com a Igreja, com as famílias e com todos aqueles que creem”, afirmou ele.

Sobre o futuro, para o tempo do diaconato, o Arcebispo Metropolitano designou Paulo César para ajudar na Paróquia Santo Antônio, em Olaria, e Gabriel segue para Liberdade, para o Santuário Basílica Bom Jesus do Livramento.

Fonte: site da Arquidiocese de Juiz de Fora

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video