Abertura da Semana da Família e aniversário de 10 anos da comunidade JMC são celebrados na Catedral

10 anos jmc1Neste 19º Domingo do Tempo Comum, a Catedral acolheu diversas celebrações especiais, os 10 anos de existência da Comunidade dos Jovens Missionários Continentais (JMC), a abertura oficial da Semana da Família na Arquidiocese de Juiz de Fora e o Dia dos Pais, comemorado sempre no segundo domingo de agosto, Mês Vocacional.

A missa festiva foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, e concelebrada pelo nosso Pároco, Padre João Paulo Teixeira Dias. Também teve a participação do coral Benedictus e dos diáconos permanentes, Antonio Valentino e João Roberto da Silva, que serviram ao altar.

Dom Gil explicou que no segundo domingo do mês vocacional é abordada a Vocação Familiar, abrindo a Semana Nacional da Família, que em 2023 “tem o tema relacionado com o Ano Vocacional, ‘Família, fonte das vocações’. A família quer despertar vocações no seu coração, [seja] sacerdotal, religiosa, missionária e para a própria família. Este ano nós estamos trabalhando muito este tema vocacional porque é ano vocacional”.

10 anos jmc2O Arcebispo também destacou um tema de extrema importância no contexto atual. “Tão difícil é a questão da defesa da vida em nosso país, porque a vida anda ameaçada com certas propostas de legalização do aborto e das drogas. Isso é uma grande agressão à família, à pessoa humana, à vida e à dignidade, por isso, nesta Semana da Família queremos rezar muito e conscientizar as pessoas para que digam não a qualquer legislação, em nosso país, que venha ferir o direito da família, o direito da vida. Que não passe nenhuma lei abortista, nenhuma lei que possa aprovar qualquer tipo de uso de droga, a droga deve ser completamente banida e nunca admitida”, completou.

O nosso pastor falou um pouco sobre a história da Comunidade JMC. “Eles nasceram a partir da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2013, realizada no Rio de Janeiro, vieram entusiasmados e [hoje] formam, portanto, um grande grupo missionário que vão nas paróquias e se reúnem entre si, para estudar a Palavra de Deus. Parabéns aos Jovens Missionários Continentais”.

10 anos jmc3Comunidade JMC, berço de vocações

Uma das coordenadoras da Comunidade, Ana Flávia Alvim, descreveu o início da Comunidade. “Nós começamos atendendo um pedido do Papa Francisco na JMJ de 2013, e naquela ocasião o papa falou que a gente tem que ir sem medo para servir nas periferias da existência humana e, assim a comunidade iniciou, nós fizemos muitas missões em paróquias do interior e da cidade levando mesmo essa mensagem e a Palavra de Deus”.

“Estamos comemorando 10 anos e pensando no futuro, o que Deus quer de nós enquanto Jovens Missionários, porque como diz Dom Gil e o lema de nossa Arquidiocese no Sínodo, temos que continuar anunciando a Palavra seja onde for, onde tiver um coração sedento de Deus, lá nós estaremos”, destacou Ana Flávia sobre o futuro da Comunidade com relação à vocação missionária.

Também nos concedeu entrevista uma família que surgiu dentro da JMC, Ana Paula do Nascimento Duque, Charles Alencar da Silva Santos e o pequeno Francisco. Ana Paula nos falou sobre a convocação de Dom Gil “para levar toda alegria, energia e todo ensinamento da JMJ para as paróquias da Arquidiocese e foi neste movimento também que começamos a nossa família, então sempre tive muito carinho pelas missões nas paróquias, pelos momentos de adoração e vigília, na Capela do Seminário Santo Antônio. Estamos muito felizes hoje por celebrar esses 10 anos e na certeza de que continue dando muitos frutos essa missão, não só a questão das vocações que foram crescendo dentro da comunidade, mas também o que desenvolveu de liturgia, de música”, finalizou com entusiasmo.

Acesse nosso Facebook e confira as fotos da celebração.

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video