Missa em ação de graças celebra 35º Aniversário de Dedicação da Catedral

aniversario dedicacaoA Catedral celebrou 35 anos da sua Dedicação no dia 12 de junho. A data foi marcada por uma missa em ação de graças presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, e concelebrada pelo Pároco da Catedral, Padre João Paulo Teixeira Dias. Também teve a participação do diácono permanente, Antonio Valentino.

Ao falar sobre esta celebração Dom Gil explicou que “a Igreja tem um rito próprio para a Dedicação dos templos, além de abençoar ela consagra as igrejas. E todo ano, portanto, devemos celebrar essa data de ação de graças e recordar a importância do templo que é imagem de Cristo, o grande templo do Pai em nosso meio, a grande tenda que nos reúne como Igreja”.

Pe. João Paulo, demonstrou muita alegria ao celebrar esta data pela primeira vez como Pároco da Catedral. “Nossa festa recorda que este Templo é santo, morada de Deus, consagrado e dedicado ao Senhor. Queremos agradecer à providência divina por este momento tão bonito, por esta celebração. E que possamos também recordar que todos nós batizados, somos Templo do Espírito Santo, moradas de Deus”, destacou com entusiasmo.

dedicacaoPlaca da Dedicação

No interior da igreja, próximo à entrada principal, existe uma placa com registro da cerimônia, que foi realizada em 12 de junho 1988. Além da placa, existem quatro cruzes em mármores: duas na porta de entrada, e duas próximas ao altar que simbolizam esta dedicação do templo. Cada cruz representa um dos evangelistas e possui uma vela na sua parte superior.

Esta cerimônia significa que a igreja é dedicada a Deus, e no caso da Catedral Metropolitana de Juiz de Fora, em honra a Santo Antônio, e seu uso é exclusivo ao culto divino.

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video