Livro comemorativo é preparado para o centenário da Diocese de Juiz de Fora

Reuniao-sobre-o-livroNo dia 26 de maio, ocorreu na Cúria Metropolitana uma importante reunião entre o Arcebispo e cerca de 30 convidados, a fim de organizar uma obra comemorativa para os 100 anos da diocese de Juiz de Fora.

Dando sequência aos trabalhos da preparação para o centenário diocesano, a ideia de lançar um livro sobre tal história ganhou contornou mais sólidos, como contou Dom Gil Antônio Moreira. “Tivemos nossa primeira reunião, distribuímos as tarefas, fizemos o cronograma e esperamos [na data da criação da diocese] lançar essa obra; que pensamos ser de importância não só da diocese, dado que é uma diocese, depois se tornou Arquidiocese, de importância em todo o nosso território nacional”.

O livro será escrito pelos convidados que participaram da reunião. A Professora Mabel Salgado Pereira, convidada para liderar a organização do projeto, explicou o conceito do mesmo. “Pensamos numa obra colaborativa. Nesse sentido, ouvir opiniões de colaboradores, para que a obra possa ficar o mais completa possível”.

Reuniao-sobre-o-livro2Ela também esclareceu que a perspectiva do livro vai além de relatar a história. “A obra tradicional sempre parte de uma hipótese, uma perspectiva mais academia, essa obra não tem esse cunho. Tem cunho comemorativo. Nós partimos inicialmente da ideia da importância, daqueles que vieram antes de nós, no sentido de fazer essa memória e marcar esse tempo festivo”, disse a professora do Centro Universitário Uniacademia.

Este foi apenas o primeiro passo do projeto do livro sobre o centenário, muitas outras reuniões acontecerão. O objetivo é lançá-lo na data da criação da diocese de Juiz de Fora, dia 1º de fevereiro de 2024.

Fonte: site da Arquidiocese de Juiz de Fora

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video