Na Catedral: Dom Gil preside celebração do dia de Nossa Senhora de Fátima

n sra fatimaNo início da tarde da última sexta-feira, 13 de maio, o arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira presidiu missa especial pelo dia de Nossa Senhora de Fátima, na Catedral Metropolitana. Na ocasião, foram celebrados os 166 anos da Congregação do Santíssimo Sacramento e um mês de falecimento do sr. José Lopes Lima, pai do nosso administrador paroquial, padre José de Anchieta Moura Lima.

A Santa Missa foi concelebrada pelo padre José de Anchieta e pelo padre José Elissandro Santos de Santana, sss, que representou a Congregação do Santíssimo Sacramento nesta data especial de comemoração. Também contou com a participação do diácono permanente, Antonio Valentino Neto.

Dom Gil expressou alegria ao falar desta celebração de Nossa Senhora de Fátima, da qual participaram muitos fiéis. “Há dois anos que não podíamos celebrar essa festa e hoje o povo veio acorrendo para celebrar e agradecer ao nosso Senhor as mensagens que Ele nos mandou através dos lábios puríssimos de Nossa Senhora para o coração santíssimo daquelas crianças de Fátima. Ali Nossa Senhora pediu oração de paz, penitência e que nós construíssemos um mundo e uma política com Deus, porque sem Deus não podemos nada. Tantas coisas estavam acontecendo naquela época e Nossa Senhora nos deixou essas mensagens que são muito atuais, pois nós estamos com essa guerra entre e a Rússia e a Ucrânia e novamente nós sentimos no coração o pedido de rezar pela paz”.

O arcebispo relembrou a consagração da Rússia e da Ucrânia, feita pelo papa à Nossa Senhora de Fátima, no dia 25 de março. “O Papa Francisco consagrou a Rússia e a Ucrânia à Nossa Senhora de Fátima e nós renovamos esse gesto, que Nossa Senhora nos conceda muita paz e alegria no coração e entre as nações”.

O pastor também falou sobre as outras intenções pelas quais a celebração foi realizada. “Oferecemos essa missa da Catedral por mais duas intenções: o trigésimo dia da Páscoa definitiva do sr. José Lopes, pai do nosso padre Anchieta, que partiu dessa vida, mas deu exemplo de tanta fé e tanto amor; e também os 166 anos da Congregação dos Sacramentinos, que agora tem uma casa na nossa Arquidiocese, Casa Formativa dos seus alunos da Filosofia. Queremos agradecer a Deus também por essa Congregação, que traz para a Igreja tantos benefícios e tantas bênçãos.”

Ao final da celebração, três crianças vestidas de pastorinhas, representando Lúcia, Jacinta e Francisco, e uma mãe participaram de um momento emocionante, que foi a coroação de Nossa Senhora de Fátima.

Confira as fotos em nosso Facebook.

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video