Terceiro Domingo do Tempo Comum é celebrado na Catedral

DSC01172“Ouçamos sempre com amor e atenção a Palavra do Senhor”, destaca o arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, durante celebração do Terceiro Domingo do Tempo Comum, 23 de janeiro, na Catedral.

Nesta data, em todo o mundo, é celebrado também o Domingo da Palavra de Deus. No Brasil, a comemoração foi transferida para Setembro, juntamente com a celebração do Dia da Bíblia, próximo a data em que lembramos São Jerônimo, o Santo responsável pela tradução dos textos bíblicos para Latim.

Dom Gil destacou a data e a liturgia do dia, voltada para a importância da Palavra de Deus. “Celebrando o Terceiro Domingo do Tempo Comum, do Ano C, da Liturgia Universal da Igreja. O centro da Liturgia de hoje é a Palavra e o Papa Francisco em 2019 chamou esse de Domingo da Palavra, como se assistíssemos Jesus entrar na Sinagoga e proclamar a sua missão. Ele anuncia um ano novo de graça, um ano favorável.”

Sobre as leituras da missa o arcebispo esclareceu que “também a leitura do livro de Esdras, durante toda manhã, a Palavra de Deus foi acolhida pelo povo com emoção e até com choro. Depois, a segunda leitura, a Carta de São Paulo aos Coríntios mostra que a comunidade recebe a Palavra, mas são membros diferentes e, por isso, a Palavra possibilita a harmonia da comunidade.”

Ainda segundo o pastor, neste ano refletiremos sobre o Evangelho de São Lucas. “Tudo isso é maravilhoso meditar nesse Terceiro Domingo do Tempo Comum, é um texto litúrgico que ilumina o ano inteiro, já que vamos ter durante esse ano o Evangelho de São Lucas. Também São Lucas, no Evangelho de hoje propõe o seu prólogo com tantos detalhes que nos ensinam, justamente o que é um Evangelho, como é pregado e como foram escritos os Evangelhos. Deus nos ilumine sempre com a sua Palavra nesta nossa caminhada sinodal da Arquidiocese de Juiz de Fora.”

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video