Encerramento da Semana Nacional da Família é celebrado na Catedral
- Detalhes
- Terça, 17 Agosto 2021 09:48
No último domingo (15), aconteceu na Catedral, a Missa de encerramento da Semana Nacional da Família. A semana temática foi celebrada a nível arquidiocesano na Igreja Particular de Juiz de Fora com atividades propostas pelo Vicariato para Vida e Família através da Pastoral Familiar.
A Eucaristia foi presidida pelo Padre Laureandro Lima da Silva, Vigário Episcopal para Vida e Família e concelebrada por Monsenhor Luiz Carlos de Paula, Vigário Geral da Arquidiocese e Vigário da Catedral. Além disso, contou com a participação do diácono permanente, Antônio Valentino da Silva Neto.
Durante a homilia, Pe. Laureandro falou sobre os efeitos que a semana produziu. “A gente poderia lembrar dos efeitos do encontro com Deus através da oração; essa experiência gera tranquilidade, paz, harmonia. A semana da família traz como grande dinâmica a celebração oracional, e nós sabemos bem o que a oração consegue produzir na nossa alma. Ela trouxe bênçãos e nos propiciou celebrar o encontro das graças especiais de Deus”.
Ele recordou o tema escolhido para Igreja do Brasil: “Alegria do amor na família” e destacou que o lar familiar é caracterizado por duas grandes dinâmicas. “A CNBB trouxe um tema muito especial para reflexão. A família é o espaço da celebração do amor. É o âmbito da celebração da alegria. Não pode faltar alegria e amor na família”.
O sacerdote afirmou que, na ocasião, foram criados momentos especiais de oração e também de reflexão sobre o amor e a alegria nos lares. Ele agradeceu à todas paróquias que participaram da programação especiais realizada a nível arquidiocesano. “A semana nos proporcionou a alegria de pedimos a sagrada família para que não haja em nossas famílias violência, fechamento e divisão. Tivemos a alegria de fortalecer nossa consciência a respeito da beleza da família e do seu caráter inviolável. Em comunhão com a Igreja do Brasil, vivenciamos grandes bênçãos”, afirmou ele.
Além disso, ele explicou que a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora traz grandes ensinamentos, dentre eles destacam-se: atentar-se às coisas do alto, mover-se pela Palavra de Deus e lembrar-se que a eternidade é nosso destino. Lembrando também que enfatizar que Maria é modelo das famílias, o sacerdote pediu sua intercessão para todas as famílias da arquidiocese.
Ao final da celebração, o casal arquidiocesano da Pastoral Familiar, Márcio e Edy Lamar deixaram uma mensagem ao povo. “A semana veio mostrar que é muito fácil viver esse amor na família, viver o perdão, servir. Esperamos que essa semana continue e que a gente possa viver esse amor dentro de nossa família".
Fonte: site da Arquidiocese JF
Fotos: Reprodução da WebTv A Voz Católica