Na Semana da Família, live sinodal aponta modelo de São José como pai

Live-Semana-da-Familia-3Na noite dessa quinta-feira, 12 de agosto, a Arquidiocese de Juiz de Fora promoveu mais uma live sinodal com transmissão pelo Facebook e YouTube. Desta vez, o tema foi “São José, guardião da Sagrada Família de Nazaré”, recordando o ano dedicado ao pai adotivo de Jesus e também a Semana da Família, que a Igreja do Brasil celebra desde o último dia 8.

O momento contou com a participação do Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, do Vigário Episcopal para Vida e Família, Padre Laureandro Lima da Silva, e do casal arquidiocesano da Pastoral Familiar, Márcio e Edy Lamar. O convidado especial da noite foi André Parreira, autor de dezenas de artigos e de diversos livros sobre matrimônio e família. Uma de suas obras foi, inclusive, citada recentemente como referência no Dicastério para a Família do Vaticano.

“A Semana da Família é um projeto consolidado, que acontece no mês vocacional para lembrar que ser família é um chamado. A cada ano, a temática procura evidenciar aquilo que a Igreja põe em relevo, encorajando as famílias a aprofundarem as dimensões bíblicas, doutrinais e sociais”, informaram Edy e Márcio, recordando ainda o tema deste ano: “Alegria do amor na família”. O casal também se dirigiu aos espectadores. “Queridas famílias, neste ano dedicado a São José, peçamos a ele e a Nossa Senhora, hoje com o título de Nossa Senhora da Cabeça, que a presença de Jesus entre nós transforme os nossos corações. Assim, seremos luz e sinal do amor verdadeiro aos irmãos que encontrarmos.”

Em sua fala inicial, Dom Gil Antônio Moreira falou da importância da semana temática. “A Semana da Família é um ponto alto do nosso ano, seja no ano litúrgico, seja no pastoral. A família para nós tem um modelo próprio, modelo que vem de Deus, é a família no seu estado original. É isso que nós cremos e defendemos em nome de Deus”, afirmou. No decorrer da live, o Arcebispo apontou o modelo de pai que São José exerce. “O Papa Francisco, na Patris corde, dá os títulos dos seus capítulos destacando algumas virtudes de São José. Nós dizemos que ele foi escolhido por Deus para ser o pai adotivo de Jesus e o esposo castíssimo de Maria, mas podemos afirmar que, além dessas duas missões, deu a ele a missão de ser modelo para todos os pais.”

“Falar de São José para mim é uma alegria muito grande, mas também me sinto muito pequeno. Quando refletimos sua postura de pai, de esposo, seu compromisso com o plano de Deus, eu me sinto muito muito indigno, porque falta muito para que eu possa trilhar o caminho que São José fez”, disse André Parreira, que ainda completou: “São José é o grande, talvez o único, real modelo de pai de família que a gente pode seguir com segurança e tentar esforçar a cada dia para imitá-lo.”

Padre Laureandro, por sua vez, ressaltou o lado humano do pai adotivo de Jesus. “O Papa Francisco tem sempre apontado grandes imagens a respeito de São José. Ele salienta São José como uma figura extraordinária e também destaca muito o aspecto da condição humana.”

A íntegra da live está disponível no Facebook e YouTube da Arquidiocese de Juiz de Fora. A atividade está dentro da programação organizada pelo Vicariato para Vida e Família, através da Pastoral Familiar, para esta semana temática. Clique aqui e confira o restante da programação.

Fonte: site da Arquidiocese de JF

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video