Retiro espiritual para presbíteros é encerrado com manhã de orações e avaliação
- Detalhes
- Segunda, 09 Agosto 2021 11:24
Na manhã da última sexta-feira, 06 de agosto, aconteceu o encerramento do Retiro On-line dos Presbíteros do Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O momento foi acompanhado virtualmente por mais de mil ministros ordenados de todo o país e teve o Cardeal José Tolentino de Mendonça como responsável pela condução das reflexões com o tema “A vida e espiritualidade do presbítero em tempos de pandemia e pós-pandemia”.
O arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, fez uma avaliação do Retiro e também falou sobre a importância das reflexões neste período de dificuldade pelo qual todos estamos passando. “Avalio esse retiro como algo excelente, melhor do que nós esperávamos, uma grande bênção de Deus. [Veio] dar um alento, a partir da Palavra de Deus, no meio desses obstáculos e inseguranças. A pandemia teve essa característica, porque a gente nunca sabe o que vai acontecer semana que vem, mês que vem, mas nós precisamos estar seguros e o nosso bastão é Deus”, completou.
O arcebispo agradeceu pelo retiro e pelo efeito que gerou na vida dos participantes que também avaliaram as reflexões como positivas. “Que Deus seja louvado hoje e para sempre por esse Retiro Espiritual dos Presbíteros do Regional Leste 2, do Brasil inteiro, cujo tema foi: A vida e espiritualidade do presbítero em tempos de pandemia e pós-pandemia e o retiro respondeu a essa pergunta com muita eficiência e muita bênção. A avaliação que a gente está recebendo pelo chat, pelo celular, pelo Whatsapp é imensamente feliz e positivíssima”.
Sobre as reflexões, o pastor falou que todo o retiro superou as expectativas. “E a gente quer agradecer a maravilha que foi a pregação feita pelo Cardeal José Tolentino de Mendonça, que homem santo e bom. Uma pertença imensa, um conhecimento vastíssimo de todas as matérias, ele é biblista, mas também é ensaísta e literato. A sua presença nesse retiro foi uma grande bênção de Deus para todos aqueles que fizeram esta experiência. Eu quero agradecer ao Cardeal Tolentino e agradecer a Deus por ter-nos inspirado para escolher esse pregador.”
Dom Gil também agradeceu o empenho de todos os envolvidos para a realização do retiro. “Preciso agradecer a Deus pela boa vontade, pela disposição dos nossos técnicos da WebTV A Voz Católica de Juiz de Fora A Igreja mais próxima de você, a equipe da WebTV, da Assessoria de Imprensa da Arquidiocese, os funcionários da Catedral, os técnicos do Regional Leste 2, do Cia Ticket, de Curitiba. Foi necessário o trabalho de muita gente, penso que passou de 40 ou 50 pessoas diretamente envolvidas no Retiro Espiritual desse ano. A Equipe de Liturgia, a equipe de Cerimonial aqui da Catedral, com o Serginho. Tanta gente trabalhou com tanta disposição sem nenhum interesse outro que não fosse servir a Deus e à Igreja”, destacou.
O arcebispo se pronunciou, ainda, sobre o santo padre. “Quero agradecer ao Papa Francisco por ter escolhido esse nosso irmão de língua portuguesa para fazer parte da sua equipe em Roma. A gente quer manifestar ao Papa esse amor que temos por ele e ajudá-lo no seu ministério nesse momento tão difícil do mundo. Que ele tenha a certeza de que não está sozinho, mas que estamos sempre trabalhando juntos, superando as dificuldades que nós todos temos, com grande desejo de servir com tudo aquilo que podemos”, enfatizou.