No terceiro dia do Retiro dos Presbíteros do Regional Leste 2, Arcebispo celebra Missa pelo dia do padre

Apresentacao-de-Santana-2No dia em que a Igreja celebra São João Maria Vianey, considerado o padroeiro dos sacerdotes, festejamos também o dia do padre. Em virtude da data, na última quarta-feira (4), o Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, presidiu Santa Missa, na Catedral Metropolitana, dedicada aos padres.

Durante a homilia o Pastor falou da vida do santo do dia e explicou que seu modelo deve ser seguido por todos, modelo de humildade e de fé. Também falou mais diretamente aos sacerdotes, frisando a importância de eles cuidarem de sua vida de oração, assim como São João Maria, com dedicação, penitência, devoção a Maria e muita oração.

Ele contou ainda um fato muito conhecido da vida do padroeiro dos sacerdotes, quando um professor francês visitou a cidade de Ars e voltou silencioso. “Ele voltou dizendo: ‘Eu vi a Deus num homem’. Penso que essa é a esperança que Deus tem de nós, que a Igreja tem de um padre. Que sejamos capazes de transmitir Deus com nossa frágil pessoa humana. Que as pessoas possam ver a luz de Deus em nossa atitude e em nossa vida”, disse Dom Gil.

A Santa Missa também teve como intenção os 36 anos de sacerdócio do atual administrador paroquial da Catedral, Padre José de Anchieta Moura Lima.

Em entrevista, o Arcebispo parabenizou e agradeceu todos presbíteros da Arquidiocese. “Rezei pelos padres da minha Arquidiocese. São padres bons, que estão sempre dispostos a fazer o melhor por Deus. sobretudo, no espírito sinodal, de caminhar juntos. Quero dar parabéns e rezar por eles. E dar os parabéns [também] ao Padre Anchieta e agradecer por sua dedicação, sua alegria de ser padre, nesses 36 anos”.

Além disso, a Eucaristia marcou a vivência do terceiro dia do Retiro dos Presbíteros do Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Com alguns padres da Arquidiocese concelebrando, Dom Gil fez questão de recordar a experiência do retiro, em diversos momentos da celebração. O evento reúne, virtualmente, mais de 1200 sacerdotes de dioceses e arquidioceses de todo o país.

Bastante satisfeito com o encontro, Dom Gil comentou como tem sido o retiro. “As pregações tem ajudado muito, a todos, a superar os problemas da pandemia e pós pandemia”.

O aniversariante da noite partilhou sobre a experiência ímpar vivida. “Pela primeira vez, eu comemoro dentro de um retiro e na presença do Bispo. Juntos, estamos refletindo com o retiro sobre a teologia da crise diante da pandemia. O Cardeal José Tolentino deixa para nós uma mensagem muito bonita, nos ajudando a refletir sobre a crise, que é externa e interna”.

“É preciso que cada um procure trabalhar e dar um novo significado a sua crise, buscar sempre a Deus, buscar a vida de oração. Que esse momento possa significar, para mim e para mais de mil padres, um momento muito forte de renovação da fé, do ministério e da missão”, concluiu Pe. Anchieta.

O Retiro dos Presbíteros do Regional Leste 2 vai até a sexta-feira, 6 de agosto. Todo o Clero da Arquidiocese de Juiz de Fora participa da programação.

Fonte: site da Arquidiocese de Juiz de Fora

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video