Santo Antônio é celebrado na Catedral

festa santo antonio 2 siteDevoção, agradecimentos e pedidos de oração. Santo Antônio, foi celebrado, no último domingo, dia 13 de junho, ainda de uma forma diferente este ano. Durante todo o dia, a Catedral recebeu fiéis respeitando todas determinações impostas pelas autoridades sanitárias devido à pandemia. As missas começaram às 07h e na última missa, às 20h, aconteceu o sorteio da “Ação entre amigos” da SmarTV, o ganhador foi o número 67, Alvair Martins.

Por conta da necessidade do distanciamento social, na parte da tarde, houve um cortejo com a imagem do santo português que tomou conta da principal avenida da cidade e chamou a atenção de devotos e transeuntes. O carro-andor saiu do Seminário Arquidiocesano em direção à Catedral, levando também o Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, que trazia consigo a relíquia de Santo Antônio.

festa sto antonio cortejoTodo o trajeto foi transmitido ao vivo pelo Facebook da WebTV “A Voz Católica”. Mesmo assim, ao ouvir os cânticos e as orações, os fiéis que moram no entorno apareciam em suas janelas e portões para acenar para a comitiva e participar, mesmo que de longe, da atividade, recebendo a bênção do Arcebispo.

Em entrevista, o arcebispo destacou que, apesar dos perigos da pandemia e das medidas protetivas que exigiram o sacrifício das celebrações, o momento é muito importante e o povo pode acompanhar de diversas maneiras. “Esse momento no tempo da pandemia é de sacrifício de não poder fazer aquelas celebrações como o povo gosta com multidões, mas nós não queremos causar problema para ninguém e queremos também atender os apelos das autoridades sanitárias, porque é um tempo perigoso. Nosso povo acompanha de casa, das janelas quando passa a imagem de Santo Antônio, vêm à Igreja, pois abrimos os espaços de acordo com o protocolo atual, de maneira que o santo é celebrado nos corações por nós todos. ”

festa sto antonio reliquiaDom Gil também falou sobre a importância da festividade de Santo Antônio. “Esse dia é muito importante seja para a cidade de Juiz de Fora, da qual é padroeiro há mais de 250 anos, para a nossa Arquidiocese, para o nosso Seminário. Vemos em Santo Antônio o exemplo de uma pessoa completamente dedicada às coisas de Deus e voltado para Cristo. Devotar-se a Santo Antônio significa expressar o amor e adoração a Deus, que é Pai, Filho e Espírito Santo.”

O arcebispo relatou ainda que, durante o translado da relíquia, foi possível notar a fé das pessoas que, mesmo de suas casas, participaram deste momento. “A gente vê que as pessoas olham para a relíquia com fé, às vezes até com emoção. Ela é uma pequena parte do corpo [osso] de Santo Antônio, nós guardamos por privilégio do Santuário de Santo Antônio da cidade de Pádua na Itália. Nós temos uma relíquia na Catedral e uma no Seminário, sinal de nossa participação, de nossa proximidade com a pessoa de Santo Antônio que continua pregando do céu para nós e atendendo os nossos pedidos diante de Deus.

* Com informações do site da Rádio Catredral

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video