Crianças mantêm tradição da Coroação de Maria
- Detalhes
- Sexta, 03 Maio 2013 10:23
Que maio é o mês das mães todos sabem. Mas para os católicos, a data ganha destaque especial, pois este mês também é dedicado a Maria, mãe de Jesus e considerada a “mãe de todas as mães”.
Para festejar e prestar homenagem à santa, diversas igrejas mantêm a tradição de realizar a Coroação de Nossa Senhora. Mais do que uma representação teatral, em que crianças vestidas de anjo colocam uma coroa sobre a cabeça da imagem, trata-se de um ato de fé e de louvor.
Na Catedral, os ensaios para a coroação começaram em abril e continuam em todos os sábados do mês de maio, sempre às 14h. Já a Coroação acontece durante a missa das crianças, também aos sábados, às 16h30. Qualquer criança pode participar.
“Maria é nossa mãe modelo e exemplo de humildade e amor. O gesto de coroar Nossa Senhora é uma demonstração de nosso carinho e devoção a ela. Através das crianças, representamos a alegria da presença de Cristo em nossa vida. Foi do “sim” de Maria que o verbo se fez carne e habitou entre nós”, explica a coordenadora da Catequese e também organizadora da Coroação, Tatiane Dias.
Cerca de 30 crianças, meninos e minas, estão participando da celebração. Elas prestam a homenagem a Nossa Senhora, ofertando flores, terço, palma, véu e coroa.
Para o vigário paroquial da Catedral, padre José Domício, este gesto de devoção marca a vida das crianças e dos seus responsáveis. “É bonito ver como em muitas famílias esta manifestação de carinho passa de mãe para filha”, afirma.
Origem da Coroação
CoroaçãoO gesto de coroar Nossa Senhora foi iniciado no século 13, no ano de 1280. Tal tradição deve-se ao fato de que, na Europa, é no mês de maio que são realizadas as colheitas dos frutos e das flores do campo, cheias de cores e perfume. E, para os católicos, Maria é considerada “a mais bela uma flor”.
São Felipe Neri dedicou, então, o mês de Maio a Maria, prestando suas homenagens a ela. No Brasil, esta tradição foi trazida pelos portugueses.
Durante a coroação, as crianças ofertam:
- A coroa: mostra que ela é a rainha do céu e da terra, mãe de toda a humanidade.
- O véu: representa a virgindade de Nossa Senhora.
- A palma: representa a “a rainha dos mártires, de todos os que derramaram sangue por Jesus” e a pureza de Nossa Senhora.
- O terço: representa a religiosidade do povo.