A Catedral terá instituição de Ministros Extraordinários da Palavra e Exéquias neste domingo
- Detalhes
- Quarta, 31 Outubro 2018 12:34
No próximo domingo, dia 04, às 18h, haverá, pela primeira vez, a instituição de Ministros Extraordinários da Palavra e Exéquias, oficialmente, na Catedral.
O curso de preparação foi iniciado no dia 1º de março de 2018 e teve aulas práticas e teóricas. A turma começou com 23 pessoas e atualmente tem 12 participantes, que, após a instituição, ficarão à disposição da Catedral, caso haja demanda para eles tanto como Ministros Extraordinários da Palavra, como das Exéquias.
De acordo com o formador da equipe, diácono Waldeci Rodrigues da Silva, os Ministros Extraordinários da Palavra podem realizar a celebração da palavra caso aconteça algum imprevisto que impeça a presença dos padres e diáconos. Já os Ministros das Exéquias têm a missão especial de representar a Igreja Católica levando uma mensagem de esperança na ressurreição às famílias enlutadas.
“O pároco da Catedral, monsenhor Luiz Carlos, pediu para que eu ministrasse o curso devido às grandes solicitações que surgem para celebração de exéquias e algumas vezes para a celebração da palavra. Inclusive, a celebração da palavra foi muito valorizada a partir do Concílio Ecumênico Vaticano II, porque em algumas comunidades distantes é o único alimento da fé para o povo”, explica.
O diácono também falou sobre a importância dessa formação, sobretudo no Ano do Laicato. “Cada dia mais percebemos que a Igreja reconhece o trabalho do leigo. Ver esses leigos e leigas atuando dá oportunidade para que outras pessoas se sintam chamadas a exercer os ministérios. Porque sem os leigos, o clero não consegue realizar plenamente todo o trabalho demandado pela Igreja”.