Paróquia Santo Antônio
Dentro do maior paÃs católico do mundo, o estado de Minas Gerais possui sete arquidioceses, entre elas a Arquidiocese de Juiz de Fora, que engloba 37 cidades da Zona da Mata e região. De acordo com cálculos da própria Arquidiocese, a população está em torno de 800 mil pessoas, destas, calcula-se que cerca de 560 mil sejam católicas.
Funcionando como a sede e matriz do catolicismo da arquidiocese, a Catedral Metropolitana está situada na Rua Santo Antônio, 1201. A localização também é chamada de Praça Dom Justino, que foi o nosso primeiro bispo e que comandou a Diocese de Juiz de Fora por 33 anos.
Atualmente, a igreja está sob a administração do administrador paroquial, padre José de Anchieta Moura Lima, e dos vigários paroquiais monsenhor Luiz Carlos de Paula, padre Danilo Celso de Castro, padre Antônio Pereira Gaio e padre Luiz Carlos Vitório. São quatro sacerdotes e dois diáconos permanentes, Waldeci Rodrigues da Silva e Antonio Valentino da Silva Neto, administrando a maior paróquia da arquidiocese.
Juntamente com mais nove igrejas, nossa Catedral integra a Paróquia Santo Antônio, que também é o padroeiro da cidade. Festejado no dia 13 de junho, o santo é muito conhecido por ser o protetor dos pobres e considerado popularmente como casamenteiro.