Em mensagem para a Quaresma 2014 papa pede simplicidade

papa quaresmaA Santa Sé divulgou nessa terça-feira, 4 de fevereiro, a mensagem do papa Francisco para a Quaresma deste ano. Com o tema “Fez-se pobre, para nos enriquecer com a sua pobreza” (cf. 2 Cor 8,9), o papa faz um convite  a cada cristão nos dias de hoje, a viver uma vida simples.

Em sua mensagem, Francisco pede simplicidade para a Quaresma, os 40 dias que antecedem a Páscoa. Para ele, o poder, o luxo e o dinheiro impedem a distribuição justa das riquezas.

"Quando o poder, o luxo e o dinheiro se convertem em ídolos, antepõem-se à exigência de uma distribuição justa das riquezas. Portanto, é necessário que as consciências se convertam à justiça, à igualdade, à simplicidade e a compartilhar”, disse o papa.

O Santo Padre explica que há três tipos de miséria: a material, habitualmente designada por pobreza; a moral, que consiste em se tornar escravo do vício e do pecado, e a espiritual, que atinge o ser humano quando este se afasta de Deus e recusa Seu amor. Para o papa, muitas pessoas são obrigadas a viver em miséria por condições sociais injustas e falta de trabalho, que as priva da dignidade por falta de igualdade e respeito pelos direitos a educação e a saúde.

“A Quaresma é um tempo propício para o despojamento; e nos fará bem questionar-nos acerca do que nos podemos privar, a fim de ajudar os outros e enriquecê-los com a nossa pobreza. Não nos esqueçamos de que a verdadeira pobreza dói: não seria válido um despojamento sem essa dimensão penitencial. Desconfio da esmola que não custa nem dói”, escreve Francisco.

Para ler a mensagem na íntegra, clique aqui.

 

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video