Câmara Municipal entrega Medalha Prefeito Tarcísio Delgado

medalha padre anchietaPersonalidades físicas e jurídicas que se destacaram na promoção da vida e pela inclusão social na cidade foram agraciados, na noite desta sexta-feira, 10, com a Medalha Prefeito Tarcísio Delgado


O Palácio Barbosa Lima foi a sede, na noite desta sexta-feira, 10, da sessão solene da Medalha de Inclusão Social por meio de Políticas Públicas e de Iniciativa Privada Prefeito Tarcísio Delgado. A honraria foi entregue na Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) pelo devido mérito das 19 pessoas físicas e jurídicas, escolhidas pelos vereadores e vereadoras, por sua atuação em defesa da inclusão social e da promoção à vida e à dignidade dos cidadãos de Juiz de Fora.

Um documentário sobre a trajetória de vida do patrono da medalha foi exibido na abertura do evento, com entrevistas com ex-secretário de Governo Luiz Carlos de Carvalho e o presidente Juraci Scheffer (PT), que falam da sua relação com o povo juiz-forano e da gestão participativa e com os projetos voltados a diminuir as desigualdades sociais.

Na abertura, o presidente Juraci Scheffer (PT), autor da Lei 1.329/2019, que institui a medalha, lembrou que é difícil uma solenidade contar com um plenário cheio e com a presença de tantos vereadores e vereadoras. Ele agradeceu a Tarcísio Delgado e destacou os feitos dele como figura pública e de tantos programas que fizeram uma Juiz de Fora melhor.

“A medalha nasce com o propósito de dignificar as pessoas presentes por meio de atos concretos que melhoram a condição de vida das pessoas da cidade. O patrono dignifica ainda mais essa honraria, pois mais do que um homem de esperança, ele é um homem de sonhos e tem força e coragem para construir um mundo melhor”, disse Juraci.

Diante da distinção honorífica com seu nome, Tarcísio Delgado, ex-prefeito de Juiz de Fora e deputado federal por três mandatos, lembrou ao voltar à Casa Legislativa, a qual foi presidente e vereador, do tempo em que esteve à frente do Executivo e citou projetos municipais de inclusão e inserção no mercado de trabalho como a Casa da Cidadania e o Pequeno Jardineiro. “A cidade estava abandonada e a pobreza imperava, e em nosso mandato criamos projetos para mudar essa situação de desigualdade. Aos domingos fazíamos até 80 mutirões de cidadania por toda a cidade e abrimos mais de 20 creches para cuidar das crianças”, lembrou o ex-prefeito Tarcísio

Quem auxiliou Tarcísio nesses mutirões e creches foi um dos homenageados, o Luiz Gonzaga Delgado , conhecido como Zaguinha Em seu discurso Zaguinha agradeceu a oportunidade de representar as pessoas que receberam a medalha e lembrou da gestão inovadora do ex-prefeito. “O prefeito teve um mandato inovador e garanto que para Juiz de Fora, a década de 1980 não foi perdida como em outras cidades. A homenagem nos honra, pois representa que uma parcela do trabalho realizado de inclusão social no município foram feitas por nós. Recomendo aos governantes que tenham esse olhar atento aos excluídos”.

Além do presidente da Casa, participaram da celebração as vereadoras Cida Oliveira (PT), Kátia Franco Protetora (PSC) e os vereadores André Luiz (REPUBLICANOS), Dr. Antônio Aguiar (DEM), Bejani Júnior (PODE), João Wagner Antoniol (PSC), Julinho Rossignoli (PATRIOTA), Maurício Delgado (DEM), Marlon Siqueira (PP),Nilton Militão (PSD), Pardal (PSL), Sargento Mello Casal (PTB) Tiago Bonecão (CIDADANIA) e Vagner de Oliveira (PSB) e Zé Márcio Garotinho (PV).

Os homenageados foram: Álvaro Augusto José de Freitas, Associação Centro de Reabilitação O Bom Samaritano, Associação Espírita do Grupo Semente, Centro de Assistência Social e Cidadania - CASCID, Coletivo Maria Maria, Comunidade Resgate, Daniele Vieira Passe, Haroldo Araújo, Júlio César Delgado, Luiz Carlos de Carvalho, Luiz Gonzaga Delgado (Zaguinha), Malu Salim, Marilza Fátima de Souza, Núcleo de Assistência Social Cafarnaum, Padre José de Anchieta Moura Lima, Silvana Spatin, Wharley Dumas Gonçalves, Zeneides Martins Barbosa e Zilma Maria Rodrigues.

Fonte: site da Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF)

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video