“Jesus nos convida a amar intensamente”, diz Dom Gil sobre o 6º Domingo da Páscoa

DSC 0186Na manhã do último domingo (9), o sexto do Tempo Pascal, o Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, presidiu Santa Missa na Catedral de Juiz de Fora. A Eucaristia, concelebrada pelo Administrador Paroquial, Padre José de Anchieta Moura Lima, e pelo Vigário Geral da Arquidiocese, Monsenhor Luiz Carlos de Paula, recordou também o Dia das Mães.

Em entrevista, Dom Gil comentou que o centro da mensagem da liturgia do dia foi o Mandamento Novo de Jesus: “amai-vos uns aos outros como eu vos tenho amado” (cf. Jo 15,12). “O amor de Cristo não é um amor humano, mas um amor sobrenatural; e é com este amor que nós pertencemos e continuamos unidos a Ele. Jesus nos convida a amar intensamente”.

O Arcebispo também falou sobre a proximidade entre o amor divino e o das mães. “O amor de mãe é um reflexo do amor de Deus: um amor desinteressado, um amor que se doa, que é capaz de fazer grandes sacrifícios. A mãe imita o amor de Deus na sua vocação maternal”.

A funcionária pública Ana Paula Aguiar, que acompanhou a Missa com sua filha Rafaela, de 4 anos, recordou as mães que perderam filhos e os filhos que perderam as mães durante a pandemia. “A mensagem que fica neste dia é para a gente se aproximar da nossa Mãe do céu. Que ela abençoe quem hoje está sentindo falta de sua mãe e para aqueles que têm a mãe aqui, só Nossa Senhora para nos dar a bênção e nos dar alegria no dia de hoje”.

Antes da celebração, o Arcebispo Metropolitano participou da oração do Santo Terço promovida pelo Terço dos Homens São João Paulo II, da Catedral. A atividade está sendo realizada às 9h, em todos os domingos de maio, mês em que o grupo celebra seus 16 anos de fundação. De acordo com o coordenador do TH São João Paulo II, Jeksonlley de Paula, participantes de outros grupos da cidade estão sendo convidados para a oração. “Nós temos 20 paróquias que rezam o terço na Catedral. Convidei, através da Rádio Catedral, todos os grupos de terço dos homens para participar, mas por causa da pandemia e por ser o dia das mães, muitos não puderam vir, mas se comprometeram a vir nos domingos posteriores”, informou.

“O Terço dos Homens é um movimento que nasceu de homens piedosos e que vai crescendo no Brasil cada vez mais. Temos mais de um milhão de homens rezando o Terço no Brasil inteiro, e aqui na Catedral o grupo é perseverante e está crescendo”, comemorou Dom Gil, que ainda completou: “O Terço é uma oração cristológica porque, diz São João Paulo II, é a contemplação de todos os mistérios de Cristo. Ao lado de Maria nós contemplamos o rosto de Cristo”.

Recordando o 16º aniversário, o Terço dos Homens São João Paulo II, que atualmente conta com 55 integrantes, realiza durante todo o mês a campanha “Aqueça um morador de rua”. Estão sendo recolhidos agasalhos, cobertores, luvas e meias. As doações podem ser entregues na recepção paroquial (de segunda a sexta, das 7h30 às 18h30 e sábado, das 7h30 às 11h30) ou às sextas-feiras, às 18h, na Gruta de Nossa Senhora Aparecida.

Fonte: site da Arquidiocese de Juiz de Fora

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video