Canal AO VIVO

Catedral Metropolitana de Juiz de Fora

Dom Gil celebra missa do 6º domingo do tempo comum

domgil tempocomumO Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, celebrou no último domingo (14), a Missa do 6° domingo do tempo comum. A Missa foi concelebrada pelo Padre José de Anchieta Moura Lima. O Diácono Antônio Valentino da Silva Neto serviu no altar.

Durante a homilia o Pastor falou sobre o leproso curado por Jesus e a confiança em Deus. “A Igreja nos traz a reflexão sobre a cura do leproso em três sentidos: primeiro a cura física. Jesus cura fisicamente, Deus nos quer com saúde. A doença entra como algo que nos perturba e com ela nós precisamos ter confiança em Deus.”

Outro aspecto importante abordado foi sobre o novo sentido da vida e dignidade oferecido por Jesus ao homem curado. “ Jesus cura o leproso e o liberta de tantas coisas que vivia antes: seu isolamento em sentido de humilhação, vivia sujo, barba grande, cabelo desorganizado… Agora ele pode tomar o seu banho, ser uma pessoa normal.”

O Arcebispo concluiu falando sobre a caminhada que faremos na quaresma em busca da remissão de nossos pecados. “Aa lepra é sempre um sinal do pecado, a imagem dele. Nós temos lepra no corpo e na alma, então Deus nos cura através do sacramento da confissão e da conversão no dia a dia. Assim nós vamos nos preparando para a chegada da quaresma que vai chegando com o rito da cinza onde vamos nos introduzindo na caminhada de 40 dias em direção a páscoa. Deus vai nos ajudar a vencer o mal e a praticar o bem.”

No final da Missa Dom Gil informou que, devido a pandemia, autorizou os padres a realizarem a celebração das cinzas até a sexta-feira (19). Confissões coletivas não acontecerão, porém, os sacerdotes atenderão o máximo de pessoas possíveis em confissões individuais, seguindo todo o protocolo de segurança e afastamento social.

Fonte: site da Arquidiocese de Juiz de Fora

Leia mais