Dia de Finados é celebrado na Catedral
- Detalhes
- Quarta, 28 Outubro 2020 14:11
Duas datas importantes abrem o mês de novembro. No dia 1º, domingo, a Igreja celebra o Dia de Todos os Santos. Na segunda, feriado, o Dia de Finados. A data é um convite para que as pessoas se lembrem dos seus entes queridos, não só com saudades, mas, sobretudo, com esperança e com a certeza da ressurreição.
Na Catedral, os fiéis poderão rezar pelos seus entes já falecidos em três horários de missas, às 07h, 10h e 18h. Para participar presencialmente é necessário prévio agendamento por telefone, 3250-0700 (de segunda a sexta, das 07h30 às 18h30). A Missa das 10h será transmitida pelo Facebook e Youtube da WebTV “A Voz Católica” e pela Rádio Catedral FM 102,3.
Origem da data
Os cristãos rezavam e se lembravam dos falecidos desde o século I. Porém, o Dia de Finados nasceu em 998, com um decreto da Abadia de Cluny, o maior mosteiro da cristandade medieval, determinando que os monges sob sua jurisdição fizessem a comemoração festiva de todos os fiéis defuntos no dia 2 de novembro. A data escolhida foi pensada por suceder a Festa de Todos os Santos, comemorada pela Igreja Católica no dia 1º de novembro.